Gestão Empresarial
Exames: Gestão Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DiegoPiumhi • 23/4/2014 • 3.299 Palavras (14 Páginas) • 201 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO..............................................................................4
2.2 ORÇAMENTO GERAL...........................................................................................4
2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL......................................................................................5
2.4 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO...............................6
2.5 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO......................................7
2.6 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA..............................................................10
2.7 BALANÇO PATRIMONIAL...................................................................................10
2.8 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO.......................................11
2.9 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA.....................................................12
3.0 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS...........................................................................12
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................14
REFERÊNCIAS..........................................................................................................15
1 INTRODUÇÃO
A Gestão Empresarial é uma área de trabalho que abrange todas as outras, tanto para quem trabalha em empresas como para os que optaram por trabalhar em casa, no caso das empresas o profissional responsável pelo gerenciamento de um departamento ou da empresa como um todo tem o foco de gerenciar diversos pontos importantes.
Toda empresa precisa controlar seus custos e incrementar suas vendas e receitas, com isso se estabelece os orçamentos, que cobrem toda a área da empresa. Essa área de controles de custos e projeção de vendas é de altíssima importância nos dias de hoje devido a grande competitividade do mercado.
Fica ela responsável de estabelecer metas, políticas gerais e tomada de decisões para o planejamento, além da preparação, elaboração e controle do orçamento da entidade, inclusive estabelecer o período e sua abrangência.
Este período e abrangência podem variar de empresa para empresa, dependendo da forma que elas atuam no mercado, suas táticas e estratégias nunca serão as mesma.
Outro ponto importante para Gestão Empresarial é estabelecer quais serão os relatórios emitidos pelo sistema da entidade, pois é com sua utilização que a mesma poderá controlar os seus resultados e desempenho dos diversos departamentos, além de projetar novas metas etc.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO.
O orçamento é um plano detalhado da aquisição dos resultados e de usos de recursos, financeiros ou de outra natureza, durante um certo período. Toda gestão empresarial gira em torno de orçamentos, já que ele é o plano que propicia o controle por meio da avaliação do resultado e da avaliação por desempenho. O controle de resultado é algo indispensável para a existência do controle de desempenho. Este controle de resultado é permanente, durante o desfecho das transações previstas no orçamento. Esse tipo de controle refere-se ao confronto das metas previstas para o período, que pode ser mês, trimestre, ano, entre outros, com o efetivamente realizado. Para se alcançar este desempenho pressupõe o acompanhamento dos resultado pontuais das transações, pois esta é a fase em que são disparadas as ações corretivas ou a reprogramação das metas visando assim a realização dos objetivos desejados.
Segundo Frezatti (2007),
“o orçamento é o plano financeiro para programar a estratégia da empresa para determinado exercício é mais que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas.”
Pode se considerar um dos pilares da gestão e uma das ferramentas fundamentais para que a prestação de contas dos gestores seja objetiva. Isso ocorre pelo fato que os gestores têm o compromisso especificado e definido no plano estratégico, que acabam sendo firmados no momento da montagem do orçamento.
2.2 ORÇAMENTO GERAL.
No momento de se preparar o orçamento geral, ou mais conhecido como orçamento mestre, são tomadas decisões importantes sobre como melhor desdobrar os diversos recursos de uma organização.
A primeira parte deste processo é a que se refere à operação da empresa, é uma das fases mais importantes, envolve a projeção de cenários econômicos, a variação de índices de preços e taxas de cambio, projeção de taxas de juros e encargos e provisões de gastos com o pessoal.
Já estabelecidos os cenários econômicos e as premissas básicas é possível desenvolver a fase de projeções e simulação de resultados.
Os orçamentos devem ser revisados algumas vezes até que seja alcançado um nível que seja satisfatório para a organização.
A projeção das contas dos demonstrativos pro forma caminha de acordo com as estratégias de investimento, financiamento e crescimento de vendas. Esse procedimento exige uma análise retrospectiva dos principais índices financeiros e a realização de simulações de desempenho operacional da entidade, seu setor de atuação e cenário econômico.
Outra exigência é o conhecimento detalhado da empresa em todos seus setores: administração, produtos e serviços, clientes, fornecedores, concorrentes, tecnologia, vantagens e desvantagens competitivas, riscos sistemáticos, entre outros, que permitira a reflexão e avaliação sobre a estratégia da empresa com respeito a seus negócios futuros e avaliar os benefícios
...