TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DOS FATOS RELEVANTES E SEUS ASPECTOS DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  8/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.781 Palavras (16 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 16

Sumário

INTRODUÇÃO 3

LEI 8662/1993 DEMANDAS, FORÇA POLITICA E CONTROLE ESTATAL. 4

HISTÓRICO DOS FATOS RELEVANTES E SEUS ASPECTOS DO SERVIÇO SOCIAL 7

A responsabilidade do Serviço Social 8

Atribuição e competências do Assistente social 9

O cotidiano do assistente social 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

BIBLIOGRAFIA 14

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é fazer uma análise do profissional da assistência social, onde podemos conhecer debater e entender o que realmente o profissional faz e já fez para poder estar no contexto do mundo do serviço social, que existe hoje, No momento temos muitas conquistas realizadas pelas reuniões e por tanta lutas dos profissionais da área, porem sabemos que esse é só um divisor de águas onde podemos ver que ainda existe muitas conquistas e podemos continuar buscando cada vez mais reconhecimento para a área.

Devemos reconhecer o quanto a elaboração da lei 8.662/1993 tem sido um grande patamar de desenvolvimento e de conquistas sem condições de estimar um valor, pois o valor das conquistas não podem ser medida e sim sentida através do tempo e das melhores condições, estamos objetivando poder expor e explicar melhor o entendimento, do profissional, podendo assim alem de conhecer poder explanar melhor o profissional e seus direitos.

Fazendo-se a presente atuação do profissional do assistente social com o devido valor.

Identificar as demandas e os locais de atendimento e os movimentos de luta para a conquistas de direitos e deveres como profissional da área.

Concluímos o um aprendizado de muita relevância para fatores de grande importância para o desempenho do assistente social e as necessidades da área.

Definindo as suas funções e fazendo se assim cumprir os desafios e demandas e podendo trabalhar alem dos benefícios as dificuldades e maneiras de enfrentá-las com ética e dignidade.

Onde em debate em grupo conseguimos concluir a atuação como um potencial e um desejo de cada integrante do grupo, fazendo-se assim a certeza da área que escolhemos.

Atuar como assistente Social não é simplesmente uma escolha de profissão tem que ser algo mais amplo para poder agir na área tem que ter determinação conhecimento da lei e das demandas do publico alvo, e as dificuldades encontradas na atuação da área.

Conseguimos realizar um grande conhecimento pessoal e em grupo para um crescimento pessoal e profissional.

LEI 8662/1993 DEMANDAS, FORÇA POLITICA E CONTROLE ESTATAL.

Em 1950, se inicia a criação dos conselhos de fiscalização dos profissionais liberais no Brasil. Onde se faz presente o poder estatal sobre o exercício do trabalho liberal.

Inicia ai então a criação do CFAS que passa a ser CFESS CONSELHO FEDERALDE SERVIÇO SOCIAL e CRESS CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL.

Na época o conselho foi dividido em 10° Regiões São Paulo se se denominou por 9° região.

Por isso quando se assina alguns documentos é exigido que se coloque a região ao qual o assistente social pertence, isso uma maneira de organizar para melhorar.

De acordo com (Barroco,2001,pg.95) A concepção conservadora que caracterizou a entidade nas primeiras décadas de sua existência era também o reflexo da perspectiva vigente na profissão, que se orientava por pressupostos acríticos e despolitizados face às relações econômico-sociais. A concepção conservadora da profissão também estava presente nos Códigos de Ética de 1965 e 1975: “Os pressupostos neotomistas e positivistas fundamentam os Códigos de Ética Profissional, no Brasil, de 1948 a 1975”.

O momento de reconceituação e um novo posicionamento, no serviço social já estavam acontecendo de acordo com as categorias e demanda da área, no Congresso Brasileiro de Assistente Sociais, conhecido como o congresso da virada que aconteceu no ano de 1979 em São Paulo. Com um novo projeto profissional onde a categoria profissional se organiza e disputa a direção dos Conselhos federal e Regionais,desde então se imprime uma nova direção pela novas gestões que se sucederam e as demandas Sociais.O debate Sobre o debate do Código de Ética vigente desde de 1975, se torna mais aprofundado apartir de 1983 com o novo posicionamento da categoria profissional.

Mais em 1991, o Conjunto CFESS_CRESS, se direciona para a necessidade de uma analise e mudanças para maior eficiência na funcionabilidade defendidos pela profissão atualmente. Já se fazia notar a necessidade a regulamentação da lei vigente desde 1957 mesmo que de forma inicial.Em 1966 no I encontro Nacional CFESS_CRESS que se coloca em pentagrama a discussão da

Normatização do exercício profissional.

Em 1971 o anteprojeto de uma nova do Deputado Airton Soares do PL 7669, arquivado sem ser aprovado, devido a instauração da Assembleia Nacional Constituinte, o tem so entra em pauta nos Encontros Nacionais onde o PL elabora interpretação final.Conduzida ao voto pelas Deputadas Benedita da Silva e Maria de Lurdes Abadia.Apesar de processo longo no legislativo que retardou sua aprovação essa é uma grande conquista, em 7 de junho de 1993.

Devido a legislação vigente assegurou a fiscalização criando possibilidades mais reais de intervenção, pois defini obrigações e deveres ou melhores competências e atribuições executivas do assistente social. Reconhecem também de forma legal os encontros CFESS_CRESS.

Temos outras importantes ferramentas que dão suporte, base e estrutura para a fiscalização do exercício profissional. Como a resolução 489/2006 que visa coibir procedimentos discriminatórias ou preconceituosas, Resolução 493/2006 que contribui sobre as éticas e técnicas do profissional , que possibilita ao profissional o desenvolvimento da sua profissão com qualidade e ética.

Em meados dos anos de 1980, acontecem inicialmente às experiências de fiscalização, apesar das diferenças entre vários CRESS onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com