HISTÓRICO GERAL - 60h
Relatório de pesquisa: HISTÓRICO GERAL - 60h. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: monique58585 • 7/12/2014 • Relatório de pesquisa • 2.511 Palavras (11 Páginas) • 291 Visualizações
HISTÓRIA GERAL – 60h
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Discorra sobre a Pré-História destacando as principais características do
períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
R:no período paleolítico os homens eram nômades, viviam da caça, pesca, não tinham moradia fixa, usavam pedra como instrumentos e descobriram o fogo. No período neolítico os homens eram sedentários começaram a viver em pequenos grupos, descobriram a agricultura e a cerâmica e a domesticar animais. E por último a idade dos metais foi o período das mudanças a substituições das pedras e madeiras por metais, confecções e armas e instrumentais mais funcionais.
2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.
3. Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião? O Egito nasceu as margens do Rio Nilo, a economia era praticamente toda era vinda da agricultura, a sociedade egípcia era hierárquica, no alto da pirâmide estava o Faraó considerado deus (autoridade maior), abaixo dele estavam os sacerdotes, os militares e os escribas que também tinham grande importância para a sociedade, mais abaixo estavam os camponeses, os artesões e os comerciantes e por último os escravos. O Egito tinha dois tipos de linguagens a demótica – mais simplificada e a hieroglífica – mais complexa com utilizações de símbolos e desenhos. A religião predominante era a
politeísta, ou seja, adoravam vários deuses, acreditavam na reencarnação e na imortalidade da alma. Na ciência destacou-se a matemática e a saúde, a matemática pelos estudos para construções das pirâmides e templos e a saúde com os procedimentos de mumificação.
4. Quais eram as propostas e os objetivos dos atenienses e dos espartanos no campo da educação?
R:Os espartanos tinham como objetivo a disciplina militar, a criança até 7 anos vivia com a mãe e após essa idade ficavam sob responsabilidade do governo, os meninos estudavam, praticavam exercícios físicos para se tornarem excelentes soldados, já as meninas também estudam e praticavam exercícios mais o treinamento era para a formação e excelentes mães de soldados. Somente após os 60 anos é que podiam ter cargos públicos e se dedicarem a novas atividades. Já os atenienses eram democráticos, a educação era para poucos, somente quem tinha condição de pagar por ela, os cidadãos eram quem davam as leis, eram considerados cidadãos os que nasciam na cidade e cujos pais eram atenienses. As mulheres,crianças, estrangeiros e escravos formavam a maioria da população ateniense e não participam da democracia de Atenas.
5. Disserte sobre as principais heranças deixadas pelos romanos à nossa cultura, ressaltando aspectos tipicamente romanos da época, como a república, o direito, o exército e a sociedade dividida nas classes dos patrícios e dos plebeus.
R: A principal herança deixada pelos romanos foi a língua, como o latim deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhol. E o Direito, legislação, a base de nossa justiça.
UNIDADE 2
HISTÓRIA MEDIEVAL
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Qual era o papel desempenhado pela Igreja durante a Idade Média e em que medida essa instituição influenciava o modo de vida da população?
2. Faça uma síntese do processo de expansão árabe no período medieval.
R:O Expansionismo árabe iniciou-se logo após a morte de Maomé tanto em direção ao oriente como ao ocidente. As conquistas islâmicas se ampliaram sob os califas Omíadas e foram preservadas pelos Abássidas, apesar das diversas divisões políticas, iniciadas com a fundação do Emirado de Córdoba em 756. O processo expansionista foi fulminante, estimulado por interesses em dominar rotas de comércio, pela cultura do
botim, pela Guerra Santa e também pela fraqueza dos adversários: O império Persa que desapareceu, O império Bizantino, que foi reduzido, perdendo seus territórios na Palestina e norte da África, e os Reinos Bárbaros da região do Magreb e da Península Ibérica, que foram derrotados. Na Europa, o expansionismo muçulmano foi contido pelos Francos, na famosa Batalha de Poitiers em 732. Durante a Dinastia dos Abássidas o comércio árabe atingiu grande extensão, destacando-se o comércio de especiarias com as Índias, as várias rotas de contato com Constantinopla e as várias rotas do norte africano pelo interior, realizado por caravanas, que traziam ouro para a cidade de Ceuta, objeto de interesse português no século XV. Apesar da centralização política e religiosa, a história do império árabe caracterizou-se por várias disputas pelo poder e consequentemente por divisões, de onde inclusive nasceram as duas seitas mais importantes doIslamismo: sunitas e xiitas.
3. Descreva o que foi e como funcionou o Império Carolíngio.
R: Com uma política voltada para o expansionismo militar, Carlos Magno expandiu o império, além dos limites conquistados por seu pai, Pepino. Embora as conquistas militares tenham sido significativas, foi nas áreas cultural, educacional e administrativa que o Império Carolíngio demonstrou grande avanço. Carlos Magno investiu na construção
...