Herança Genética
Artigo: Herança Genética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ldrussi • 23/3/2015 • 1.968 Palavras (8 Páginas) • 319 Visualizações
Herança ligada ao sexo
Escola Estadual Básica Valério Gomes
Alunos: Lilian Russi, Lucas Russi, Naryelen Pedroso, Welliton Tavares, Yuri da Silva
Série: 3ª
Professora: Angelina Bitencourt
Hipertricose auricular é uma herança ligada ao cromossomo Y
(Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/heranca-do-sexo.htm)
12/10/2014
ÍNDICE
Introdução 3
Herança ligada ao sexo 4
Daltonismo 4
Hemofilia 4
Herança ligada ao cromossomo Y 5
Herança influenciada pelo sexo 5
Conclusão 6
Bibliografia 7
INTRODUÇÃO
Normalmente os seres humanos possuem 46 cromossomos, sendo 23 herdados do pai e 23 herdados da mãe. O cromossomo sexual masculino é formado por XY e o cromossomo feminino por XX, a partir disso se estuda e se observa se há quaisquer alterações em seus genes que podem vir a causa algum tipo de doença. Existem as heranças ligadas ao cromossomo X que podem serem transmitidas tanto para o sexo feminino quanto para o masculino como também existem heranças ligadas ao cromossomo Y que só estão presentes em seres do sexo masculino.
HERANÇA LIGADA AO SEXO
Em algumas espécies, as fêmeas possuem dois cromossomos sexuais idênticos (XX) e os machos, um idêntico ao das fêmeas e um diferente (XY) sendo este, o Y, o responsável pelas características masculinas. Assim, na espécie humana, o genótipo feminino é 44A + XX; e o masculino, 44A + XY.
Na meiose, todos os óvulos apresentarão cromossomo X, e os espermatozoides, metade X e outra metade Y. Assim, na fecundação é que será determinado o sexo da prole, sendo este determinado pela presença do Y (sexo masculino) ou pela sua ausência (sexo feminino).
Genes ligados ao sexo se situam no cromossomo X e a herança deste tipo é denominada herança ligada ao sexo ou herança ligada ao cromossomo X. Assim, a mulher pode ser homozigota ou heterozigota e os homens, apenas homozigotos. Indivíduo do sexo masculino, quando possuir caráter recessivo, poderá manifestar a doença. Já para mulher manifestar a doença, é necessário que seja homozigota recessiva.
DALTONISMO
Consiste na dificuldade de percepção de tons verde, amarelo e vermelho, em razão de um alelo alterado de um gene em X: o alelo d. O alelo D é responsável pela condição normal.
Assim, uma mãe portadora, mas não daltônicacom um pai normalresultarão em uma prole:
HEMOFILIA
A hemofilia é uma doença hereditária que se caracteriza pelo retardo no tempo de coagulação do sangue em face de deficiência na produção do fator VIII, uma proteína codificada pelo gene dominante (H) e não codificada pelo seu alelo recessivo (h), localizados no cromossomo X.
Dessa forma, a transmissão da anomalia está ligada a um cromossomo sexual, manifestando hemofilia no organismo feminino, quando em homozigose recessiva, e no organismo masculino, quando simplesmente possuir esse gene recessivo, em consequência do outro cromossomo sexual masculino ser o Y.
Segue abaixo um quadro resumo contendo os possíveis genótipos e respectivos fenótipos (normal e hemofílico), segundo o gênero do indivíduo e o exemplo de um possível cruzamento:
Sexo
Genótipo → Fenótipo
Masculino
XHY → homem normal
XhY → homem hemofílico
Feminino
XHXH → mulher normal
XHXh → mulher normal portadora
XhXh → mulher hemofílica
HERANÇA LIGADA AO CROMOSSOMO Y
Os genes holândricos, que se localizam nas regiões do cromossomo Y sem homologia no X, são herdados apenas pelos homens, sendo transmitidos diretamente de pais para filhos. Um exemplo de gene holândrico é o SRY, que condiciona o desenvolvimento dos testículos nos embriões
...