TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Aviação

Artigo: Historia Da Aviação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

Unidade de Aprendizagem: História da Aviação

Curso: Ciencias Aeronautica

Professor: Valdir Lemos

Nome do aluno: Marcos Antonio Guedes de Albuquerque

Data: 01/03/2015

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1ª questão: No que diz respeito à aviação, a primeira década do século passado foi marcada pela efervescência das invenções e experiências na busca do voo com um aparelho mais pesado do que o ar.

Inventores e pilotos disputavam a atenção do público que acompanhava com curiosidade e entusiasmo as suas façanhas aviatórias.

Naquela época, os irmãos Wright despontavam com as suas experiências aeronáuticas nos EUA e, na Europa, o brasileiro Alberto Santos Dumont era reconhecido pelo sucesso alcançado voando balões e, especialmente, pelo voo com o 14 Bis, realizado no Campo Bagatelle, em Paris.

Neste cenário de competição pela primazia do voo com o mais pesado do que o ar, e mesmo posteriormente, o dirigível Zepelin, passando ao largo das disputas em torno do avião, reinava absoluto no transporte de passageiros, cruzando os céus em longos e confortáveis voos nas primeiras décadas do século passado.

Entretanto, os voos com os elegantes Zepelin entrariam em decadência e os antes luxuosos dirigíveis seriam aposentados como transportes regulares de passageiros.

Considerando os seus estudos e pesquisas, explique as razões que levaram à decadência os voos com os Zepelin e, entre estas, qual é considerada a mais marcante para a interrupção das operações com aquela aeronave? (2,5 pontos)

Resposta :

O grande fato que veio a contribuir para que os dirigíveis viessem cair em decadência foi o desastre do Hindenburg, aonde causou muitas mortes e foi na presença de um grande publico por que se tratava da maior maquina voadora da época.

Se tratando que na época já se começavam a utilizar os aviões como meio de transportes e comparando com os dirigíveis tem desvantagens de serem mais lentos, eram inflamáveis que causava medo nos passageiros e na população utilizava muita tripulação e transportava pouco passageiros que já tinha se tornado antieconômico e sua tecnologia já estava ultrapassada.

2ª questão: O investimento de capital público em empresas privadas é uma prática que atravessa os tempos e, geralmente, tem a finalidade de apoiar ideias, iniciativas ou empresas que com suas atividades atendam necessidades estratégicas dos governos, as quais por questões econômicas ou mesmo de vocação do próprio Estado, são delegadas às empresas privadas.

Neste sentido, na década de 1920, período do surgimento de importantes companhias aéreas europeias e americanas, inclusive brasileiras, era comum que os governos injetassem recursos públicos para alavancar o crescimento da aviação comercial. Cite duas razões que, naquela época, motivavam os governos, especialmente italiano e alemão, a investirem capital público em empresas aéreas privadas dos seus países. (2,5 pontos)

Resposta :

Na época muito países tinham colônias espalhadas pelo mundo como a França, Inglaterra e outras nações, a sociedade utilizava-se de cartas para se comunicar nessas grande distancias continentais, pois com a transporte aéreo se ganhava tempo oque era de grande relevância para a época.

A Lufthansa recebia verbas do governo no intuito de disputar a liderança da aviação comercial do mercado interno europeu, Hitler queria mostrar que a Alemanha estava emergindo das dificuldades e restrições impostas pela derrota da Primeira Guerra Mundial.

Na Itália liderada por Mussolini queria demonstrar ao mundo o desenvolvimento tecnológico e o poder conquistado pela nação junto com os planos fascistas.

Os incentivos e auxilios financeiros dos governos as companhias aéreas tinham uma contrapartida, a de que as mesmas deveriam comprar e usar aviões produzidos no país.

3ª questão: Na aviação comercial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com