IDENTIFICAÇÃO DA ACIDEZ E BASICIDADE DE SOLUÇÕES.
Pesquisas Acadêmicas: IDENTIFICAÇÃO DA ACIDEZ E BASICIDADE DE SOLUÇÕES.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emmaswan • 26/9/2014 • 1.600 Palavras (7 Páginas) • 806 Visualizações
IDENTIFICAÇÃO DA ACIDEZ E BASICIDADE DE SOLUÇÕES.
I. Adna Caroline Vale Oliveira (adnacaroliine@hotmail.com), Aristódemos Oliveira Pires Neto (arisneto@outlook.com), Ilana dos Santos Pedreira (ilanapedreira@hotmail.com), João Vitor Teixeira Diniz (vitinho.diniz@hotmail.com), Lucas Oliveira Torres Batatinha (lucas_oliveira1880@hotmail.com), Natalia Ribeiro Melo (natie.melo@outlook.com), Shaira Cristina Pereira Franco (shairacristina1@hotmail.com), Tâmara Góes Arantes Mota (tamymota@hotmail.com).
Professor Orientador: Jorge Santos de Almeida
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2014
I. RESUMO
Nessa prática foi utilizado tubos de ensaio com várias soluções e adicionados indicadores ácido-base para identificá-los, para o primeiro experimento. Já no segundo observou-se a ação de ácidos fortes sobre bases, metais e carbonatos sofrerem mudança de cor e/ou liberação de gás e no terceiro, mediu-se o pH de várias soluções de produtos do cotidiano.
II. INTRODUÇÃO
Ácido e base são duas classes de substâncias químicas com propriedades bem definidas e opostas. Um ácido reage frequentemente quando em contato com metais, ocasionando a libertação de hidrogênio.
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
Assim, quando diluído em água, o cloreto de hidrogênio (HCl) ioniza-se e se define como ácido clorídrico, como está abaixo:
HCl + H2O H++ Cl-
Já o hidróxido de sódio, a popular soda cáustica, ao se ionizar em água, libera uma hidroxila OH-, definindo-se assim como base:
NaOH + H2O Na++ OH-
Um desdobramento da definição de Arrhenius é a regra de reação para ácidos e bases entre si, segundo a qual:
Ácido + Base Sal + Água
Nestas condições a reação de neutralização será descrita na equação:
Se reagirmos os já citados ácido clorídrico e soda cáustica, teremos:
HCl + NaOH NaCl + H2O
Sendo o NaCl, o cloreto de sódio, o conhecido sal de cozinha. [1] [2]
A teoria de Arrhenius foi bastante útil, mas foram-lhe apontadas algumas limitações dentre elas, só seria possível determinar uma substância como ácida ou básica se tivesse H+ nas moléculas e se a substância estivesse dissolvida em água.
Para saber se uma substância é acida ou básica, podemos utilizar um indicador orgânico para identificar a função química. São exemplos de indicadores ácido-base: fenolftaleína, alaranjado de metila, papel tornassol, azul de bromotimol. Os indicadores ácido-base são substâncias orgânicas que ao entrar em contato com um ácido apresentam uma determinada coloração e ao entrar em contato com uma base apresentam outra cor. Alguns indicadores naturais também podem ser utilizados, como o repolho roxo e a flor hortênsia e o hibisco. A coloração que os principais indicadores podem adquirir ao entrar em contato com um ácido ou uma base é mostrada abaixo:
INDICADOR ÁCIDO BASE
Fenolftaleína Incolor Rosa
Alaranjado de Metila
Vermelho
Amarelo-Laranja
Azul de
Bromotimol
Amarelo
Azul
A força de um ácido ou uma base pode ser avaliada medindo a concentração de H3O+ na solução resultante da dissolução em água. Como a concentração de H3O+ tem sempre um valor muito pequeno, definiu-se uma escala de medição baseada no seu logaritmo, a escala de pH:
A concentração de H3O+ em água pura é igual à concentração de OH-, 1,0x107 M. A esta solução, dita neutra porque tem um caráter que não é nem acido nem básico, corresponde portanto um pH de 7. A adição de um acido a esta solução aumentará a concentração de H3O+, pelo que o pH diminuirá, enquanto a adição de uma base terá efeito oposto, o pH aumentará. É comum referir como extremos da escala de pH os valores de 1 (limite inferior, muito acido) e de 14 (limite superior, muito básico), já que pela escala está posto da maneira abaixo:
0 7 14
ácido neutro base
III. OBJETIVO
Constatar experimentalmente as propriedades dos ácidos e bases; Identificar uma solução ácida ou básica através de indicadores.
IV. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Parte I: Indicadores ácido base
Inicialmente numerou-se 9 tubos de ensaio, sendo que do tubo 1 ao tubo 3 adicionou-se 2 mL da solução de ácido clorídrico (HCl), do tubo 4 ao 6 adicionou-se 2 mL da solução de ácido nítrico (HNO3) e do tudo 7 ao 9 adicionou-se 2 mL da solução de hidróxido de sódio (NaOH) estando todas as soluções a uma concentração de 0,5 mol/L. Seguindo a ordem da tabela disponibilizada adicionou-se 2 gotas dos indicadores ácido-base (fenolftaleína, alaranjando de metila, azul de bromotimol) aos tubos de ensaio contendo ás soluções. Observaram-se as colorações.
Parte II: Ação de ácidos fortes sobre bases, metais e carbonato
Numerou-se 8 tubos de ensaio, adicionou-se 2 mL da solução de ácido clorídrico (HCl) aos tubos 1 a 4 e 2 mL da solução de ácido nítrico (HNO3) aos tubos 5 a 8, todas as soluções com concentração de 0,5 mol/L. Ainda foi adicionado aos tubos 1, 2, 3, 5, 6 e 7 grãos de cobre metálico (Cu (metálico)), grãos de zinco metálico (Zn (metálico)) e uma pequena porção de carbonato de sódio (Na2CO3), segundo
...