INSTRUMENTAIDADE EM SERVIÇO SOCIAL, MOVIMENTOS SOCIAIS E POLITICAS SETORIAIS CONTEMPORANEAS
Por: thata_2015 • 27/10/2015 • Projeto de pesquisa • 2.832 Palavras (12 Páginas) • 758 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL
SÃO RAIMUNDO NONNATO – PI
2015
INSTRUMENTAIDADE EM SERVIÇO SOCIAL, MOVIMENTOS SOCIAIS E POLITICAS SETORIAIS CONTEMPORANEAS
Projeto de pesquisa apresentado com a finalidade de obtenção de nota do Curso de Graduação em Serviço Social na Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.
Professores orientadores:
Ammanda Boza
Maria Angela Santini
Maria Lucimar Pereira
Rodrigo Zambon
SÃO RAIMUNDO NONATO - PI
2015
SUMARIO
1 – INTRODUÇÃO...........................................................................................4
2 – DELIMITAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROBLEMA......................................5
3 – OBJETIVOS..............................................................................................11
3.1 – GERAL...................................................................................................11
3.2 – ESPECIFICO..........................................................................................11
4 – JUSTIFICATIVA.........................................................................................11
5 – METODOLOGIA........................................................................................12
6 – REVISAO BIBLIOGRAFICA......................................................................12
7– CRONOGRAMA.........................................................................................13
8– ORÇAMENTO............................................................................................14
7 - REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS...........................................................14
1 – INTRODUÇÃO
Essa pesquisa tem como finalidade obter - se - à, um breve conhecimento, sobre a Instrumentalidade em Serviço Social, os Movimentos Sociais e as Políticas Setoriais Contemporâneas, tendo como base fatos históricos que veremos aqui e deverá ser melhores analisados e refletidos, assim sendo obterá o conhecimento mais aprofundado sobre os temas para então poder estar bem preparado no que se diz respeito os temas correlacionados, quando fizer - se - à necessário. Conhecer e analisar a sociedade a ser trabalhada são meios a ser seguido pelo o assistente social para começar o planejamento e estratégias a serem traçados quando se depararem com diversos temas a serem trabalhados, saber analisar quais as possibilidades de unir os problemas para obter uma resolução. O Serviço Social é de extrema importância na sociedade de uma nação, pois é através deste que se é transmitido boa parte dos problemas que se vivem principalmente as pessoas de baixa renda, aos representantes políticos, e além de apresentar o problema, também é de sua responsabilidade traçar metas a serem seguidas para a resolução do problema em questão. A seguir veremos alguns acontecimentos, fatos e problemas dentro do serviço social. Um deles é o impacto de movimentos sociais dentro da sociedade. Também veremos qual a importância da instrumentalidade no serviço social, entre outros assuntos dentro do tema.
2 – DELIMITAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROBLEMA
Os instrumentos Sociais são alguns das ferramentas que são aplicados na sociedade como um todo, visando uma melhoria para a família, principalmente as que mais precisam do amparo social. Nesse âmbito, teremos a família, como alvo nas políticas sociais. Pois, o que garante a carta magna de 1988 em seu art. 6°: “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição”.
No trecho do texto (Política de Assistência Social e a posição da
família na política social brasileira) de CAMPOS, Marta S. e MIOTO, Regina C. TAMASO, relata – se bem qual publico alvo do serviço social.
“Como em todas as sociedades baseadas na união trabalho e direitos, é o primeiro que permite o acesso ao sistema de seguro social, à moradia subsidiada ou pública, ao crédito a juros mais baixos, entre outros benefícios. Dessa forma, aos filhos e à esposa é garantido acesso subordinado aos direitos sociais, enquanto mantêm uma relação familiar com uma pessoa que possui o "status" de trabalhador; poder-se-ia chamá-los "direitos derivados". Sendo, em geral, o seguro social - como benefício de "primeira classe" -, prioritariamente dirigido aos homens -, às mulheres restam os benefícios da assistência social, aqueles "de segunda classe" (Lewis, 1997, p. 331-339). Ainda considerando esta condição feminina, foi cunhada a expressão "o proletariado do proletariado". A idéia de "desmercantilização" do custo da reprodução social, conforme suposto na básica classificação dos "Três Mundos do Bem-Estar Social" no capitalismo4 proposta por Esping-Andersen (1990), seria assim
...