Importância do PPE
Tese: Importância do PPE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudiooliveira • 25/3/2014 • Tese • 567 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
Sao importantes para nao haver a passagem de microorganismos e bacterias da rua para o medico e depois do medico para o paciente/hospital/intrumentos utilizados!! E um metodo de proteção!
Conforme a NR6 é obrigatorio ouso dos EPI's, mas no caso de hospital é necessario pra que previna a trasmissão de doenças e de infcçã
Importancia dos EPI's
Ao realizar os procedimentos hospitalares, os profissionais da saúde estão constantemente expostos a vários riscos, principalmente por manusear diretamente sangue e fluidos corporais dos pacientes portadores de doenças, e isso coloca o profissional de saúde em risco de adquirir infecções transmitidas, principalmente por via sanguínea. Dentre essas infecções, as mais preocupantes são a aids, a hepatite B e a hepatite C.
Em face do conhecimento dos riscos ocupacionais, a prevenção da exposição a material biológico tornou-se medida prioritária, o uso das Precauções Padrão (PP) constitui-se, portanto em prevenção primária da exposição ocupacional, sendo considerada uma maneira segura e necessária para reduzir a exposição ocupacional a sangue e outros fluidos orgânicos.
As PP incluem o uso de Equipamento de Proteção Individual visando à proteção do profissional da saúde. O equipamento de proteção Individual refere-se ao uso de barreiras utilizadas para proteger pele, mucosas e roupas do profissional, do contato com agentes infecciosos, selecionados de acordo com o critério do profissional a partir da natureza do procedimento e possibilidade do modo de transmissão.
Exemplos de EPI's e sua importancia :
-Máscara de procedimento: Evitar inalação/aspiração de gotículas contendo microorganismos
-Máscara cirúrgia: Reduzir/evitar contaminação do paciente e reduzir exposição do profissional durante procedimento
-Luvas de procedimento: Proteção aps profissionais quando em contado com secreções.
-Luvas estéreis: Utilizadas para realizar procedimento estéril.
-Gorro: Proteger os cabelos contra contaminação e o paciente contra sujidades advindas do cabelo do profissional.
-Avental (capote): Proteger profissional e cliente, pode ser ou não estéril, conforme o procedimento.
Máscara N95: Protege vias aéreas contra formas microbianas dispersas no ar.
-Óculos: Devem ser usados durante a realização de procedimentos em que haja a possibilidade de respingo de sangue e outros fluidos corpóreos.
Fonte(s):
Téc. Enfermagem
Livro Biossegurança em Saúde.
Dentre as vestimentas hospitalares, o capote cirúrgico é uma das principais e também a que cobre maior parte do corpo. Geralmente fabricados com brim ou TNT (tecido não tecido), elas resguardam o corpo do profissional e do paciente ao serem esterilizadas e preservadas assim.
Com diferentes gramaturas e cores variadas, o capote cirúrgico possui também
...