Proteção coletiva (PPE)
Seminário: Proteção coletiva (PPE). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Claudiacherry • 20/3/2014 • Seminário • 309 Palavras (2 Páginas) • 415 Visualizações
2.1 Equipamentos de Proteção Coletiva (EPI)
O principal equipamento de proteção coletiva ( EPC ) é o bote salva vidas , importante em caso de naufrágio , que não é tão incomum como se pode pensar . Ele pode ser tanto de madeira como inflável , vai depender do tipo de barco que se tem , de acordo com as normas impostas pela nr 30 e também convenção 188 deve-se levar em conta o peso suportado por cada embarcação também chamado no meio pesqueiro de arqueamento bruto normalmente para barcos que suportam até 20 toneladas , faz-se uso de botes infláveis para poupar peso , já nas grandes embarcações se faz uso dos botes de madeira ou alumínio . Os botes infláveis são comuns também em aeronaves para caso de pouso forçado na água e em grandes navios turísticos ( transatlânticos , responsáveis por fazerem cruzeiros ) pois em caso de naufrágio é mais fácil a evacuação através de botes infláveis pois é mais rápido para se colocar na água .
2.2 Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
O principal equipamento de proteção individual é sem dúvidas o colete salva vidas, pois como o nome diz ele pode ser responsável por salvar sua vida , o colete salva vidas é equipamento obrigatório para todo tipo de embarcação. Segundo a Capitania dos Portos o número de coletes da embarcação associado ao seu tamanho e capacidade de suportar peso, é que definem o número de pessoas permitida no barco , essa nomenclatura excluí sempre o mestre do barco como por exemplo 5 + 1 , uma embarcação 5 + 1 é uma embarcação que possibilita ter o mestre do barco mais cinco tripulantes e ou 5 passageiros em casos de barco de passeio .
Outros EPIs igualmente indispensáveis são:
Chapéu de palha ou boné.
Protetor solar FS 25 ou superior.
Luvas grossas (inclusive para manusear peixes e cabos).
...