Indicadores Social
Por: Alessandra2016 • 13/11/2015 • Relatório de pesquisa • 4.179 Palavras (17 Páginas) • 276 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera-Uniderp
Serviço Social
Tratamento da Informação e indicadores Sociais
Alunos:
Alessandra Rodrigues da Silva RA 7930698133
Débora Cristina da Silva Pavani RA 6790406876
Isabel Cristina Porcidonio RA 7759668764
Wandercéia de Souza Xavier RA 7377567933
Professora: Priscila Pitanga
Sorocaba, Agosto/2015
Importância das Políticas Públicas
Com a crise do Estado Social, após grandes dificuldades em que o país passou nas décadas que antecederam a promulgação da Constituição de 1988, iniciou-se a busca de formas de governo mais eficiente para proteção do cidadão.
A partir de meados da década de noventa o Estado começa a se modificar para um Estado regulador, onde começam a acontecer várias mudanças na economia propiciando aumento no desenvolvimento.
Dentro desse contexto procuraram-se novas formas para a concretização dos direitos sociais, observando-se então que um país desenvolvido, além de uma economia forte seria necessário um novo olhar para o cidadão, entendeu-se que o desenvolvimento não se resume apenas em crescimento, deve-se acima de tudo acarretar melhora na condição de vida na sociedade, ocasionando a melhor distribuição do recursos gerados através das arrecadações do Estado, e para tanto criaram-se políticas públicas específicas com essa finalidade.
As políticas públicas, tornaram-se ferramentas de extrema importância, sejam elas para efetivar direitos sociais ou implementar políticas econômicas, devem ser direcionadas para o desenvolvimento, buscando sempre o igualdade entre os cidadãos de forma a redistribuir e corrigir até chegar-se a um equilíbrio onde houvesse maior paridade e oportunidades a todos.
Podemos considerar que as políticas públicas tem a sua principal razão de existir pelos próprios direitos sociais, no Brasil e em outros países em desenvolvimento a meta principal é a busca do crescimento econômico, deixando assim a redistribuição e a aplicação de recursos fazendo que grande parte da população permaneça estagnada em um atraso estrutural, diante de países que tiveram uma preocupação com a qualidade de vida dos seus cidadãos.
Para atingirmos o desenvolvimento esperado e sonhado a qual os brasileiros necessitam o Estado deverá implantar cada vez mais políticas públicas nas áreas da saúde, educação, habitação, assistência social, etc..., para que um maior número de indivíduos possam participar do processo econômico e social que são valores importantes para se chegar ao pleno desenvolvimento.
Políticas públicas
O que são? | Conjunto de planos, programas, ações e atividades, desenvolvidas pelo poder público de acordo com a Constituição Federal para que os cidadãos tivessem seus diretos garantidos. |
A quem se destina? | Ao povo, e tem por finalidade principal minimizar a grande disparidade social existente no país. |
Como surgiram? | A principio, em resposta aos trabalhadores através de movimentos sociais e lutas de classe, devido ao avanço do capitalismo sobre a mão de obra do trabalhador. |
Como são formuladas? | São formuladas a partir da observação da demanda a qual se deve atacar, após levantamento de dados realizados através de pesquisas, onde um indicador mostrará as frentes que serão trabalhadas primeiro, deverão ser constituídas por instrumentos de planejamentos, execução monitoramento e avaliação. |
Exemplos de Planos e Programas de políticas públicas desenvolvidos no Brasil. | Bolsa família, Mais médicos, Brasil sem Miséria, Minha casa minha vida, PRONATEC, PROUNI etc.... |
Definições de Políticas Públicas
- Política pública em sua concepção pode ser entendida como programas de ação governamental com a finalidade de coordenar os meios à disposição do estado para a o desenvolvimento da sociedade como um todo;
- São conjuntos de diretrizes que agem por meio de leis, políticas ou sistematizadas que tem a função de orientar a aplicação de recursos públicos , suas ações respondem a demandas da sociedade que são interpretadas pelos executores do poder ou pela própria sociedade, deve estar sempre lutando pela universalização dos benefícios sociais.
- Podem ser conceituadas como instrumentos de execução de programas políticos baseados na intervenção estatal e da sociedade tendo como objetivo, assegurar condições materiais de uma existência digna a todos os cidadãos.
- É a soma de atividades dos governos que agem diretamente ou através de delegação. Essas atividades influenciam direta ou indiretamente na vida dos cidadãos, conjuntos de iniciativas, decisões e ações para enfrentamento de situações problemáticas buscando resolução das mesmas, ou trazendo-as a níveis de mais fácil solução.
- Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado, direta ou ao povo. Essas políticas podem ser criadas de maneira difusa ou específica para um determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico, podem ser criadas pelos governos federal, estadual ou municipal de acordo com a demanda existente, traçando assim metas de curto, longo e médio prazo para se alcançar o bem estar da sociedade e a diminuição da disparidade existente dentro da população.
Transformação social através de Política pública.
Vimos anteriormente a importância as políticas públicas através dos planos e programas oferecidos pelo governo se tornaram instrumentos de muita valia para a sociedade em geral, esses programas vem beneficiando uma quantidade grande de pessoas, que até então não tinham muita perspectiva de verem suas vidas transformadas.
...