Influência da velocidade do fluido e da turbulência
Tese: Influência da velocidade do fluido e da turbulência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mariana19B • 9/6/2014 • Tese • 971 Palavras (4 Páginas) • 283 Visualizações
Efeitos de velocidade e de turbulência do fluido
Os efeitos de velocidade, mais especificamente, os efeitos de turbulência no seio do fluido, têm um papel significativo no desenvolvimento e estabilidade dos biofilmes (MACHADO, 2005). A turbulência e velocidade interferem nos processos de adesão, transporte de nutrientes e de desprendimento dos microrganismos (PEREIRA, 2001).
Temperatura
A temperatura é fator determinante no desenvolvimento microbiano, e como tal, pode afetar a formação e a atividade de qualquer biofilme, bem como o tipo de microrganismo que o compõe. Para valores elevados de temperatura ocorre a desnaturação das proteínas que compõe os microrganismos, o que é manifestado por uma diminuição adrupta da taxa de crescimento. A temperatura para a qual se registra um valor máximo da taxa de crescimento designa-se por temperatura ótima. Por outro lado, com a redução da temperatura ocorre uma redução na taxa de crescimento dos microrganismos até um dado valor em que o crescimento cessa, e este valor da temperatura correspondendo ao limite mínimo de temperatura. Cada microrganismo tem valores precisos para os limites mínimo e máximo e temperatura seja ótimo.
Concentração de nutrientes
Os microrganismos requererem quantidades mínimas de nutrientes para que ocorra o seu crescimento. Quanto maior for a quantidade de nutrientes disponíveis, maior será o crescimento microbiano e maior será a diversidade de organismos que podem ser mantidos (BUCKMAN, 1997 apud CHAVES, 2004). Os nutrientes disponíveis sob a forma de carbono orgânico são facilmente assimilável pelos microrganismos e bastante usados. O ferro é também um dos nutrientes necessários para o desenvolvimento celular bacteriano, apresentando-se mesmo como um nutriente limitante para o crescimento (CHAVES, 2004).
Tipo de superfície
A superfície inerte em que se formam os biofilmes desempenha um papel importante na forma e desenvolvimento do biofilme. O estado de conservação da superfície pode, muitas vezes, ser um fator importante na formação do biofilme . Os depósitos porosos e irregulares que se encontram freqüentemente às superfícies são zonas preferenciais para o crescimento bacteriano (CHAVES, 2004).
Microrganismos envolvidos na formação do biofilme
O biofilme pode ser formado por populações constituídas a partir de uma única ou de múltiplas espécies, ou seja, quando o biofilme é composto por espécies diferentes, os produtos metabolizados por uma das espécies podem servir de suporte para o crescimento de outras, enquanto a adesão de algumas espécies pode fornecer ligantes que promovem a ligação de outras. Em contra partida, a competição por nutrientes e o acúmulo de produtos tóxicos produzidos pelos microrganismos primários podem limitar a diversidade de espécies no interior do biofilme (CAIXETA, 2008). Entre todos os microrganismos, são as bactérias quee, mais comumente produzem biofilme em condições favoráveis, mesmo que algumas apresentem, naturalmente, uma maior aptidão que outras.
Mecanismos de resistência de bactérias
As bactérias podem sobreviver em ambientes nos quais há rápida mudança, assim como adequar-se às mudanças repentinas na disponibilidade de nutrientes e nas defesas
...