Insulina E Glucagon
Ensaios: Insulina E Glucagon. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alanadorea • 11/9/2014 • 553 Palavras (3 Páginas) • 374 Visualizações
1ª questão
Os alimentos são as substâncias que comemos como o leite, o pão, a carne, a laranja. Já os nutrientes são as substâncias contidas, em maior ou em menos quantidade, nos alimentos. São os nutrientes que têm influência na saúde dos indivíduos e, do ponto de vista nutricional, é para nos beneficiarmos deles que ingerimos os alimentos. Dessa forma, pode-se considerar o alimento um veículo para os nutrientes.
Cada alimento possui variados nutrientes, os quais por sua vez, se apresentam em quantidades diferentes, dependendo do alimento. Veja exemplo:
Alimento Nutriente Quantidade
Leite de vaca (100 ml) Protídeos
Lipídios
Glicídios
Cálcio
Fósforo
Ferro
3,1g
3,4g
5,0g
114mg
102mg
0,1mg
Queijo-de-minas (100g) Protídeos
Lipídios
Glicídios
Cálcio
Fósforo
Ferro
18,0g
19,0g
Não há
685mg
430mg
0,4mg
Comentário: os alimentos depois de ingeridos são separados através da digestão onde posteriormente os nutrientes passam para a corrente sanguínea através da absorção. Na corrente sanguínea os nutrientes são transportados até as células onde serão realmente aproveitados.
2ª questão
Quais são os nutrientes essenciais ao funcionamento do organismo?
Os nutrientes essenciais ao organismo são classificados em cinco grupos: proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais. Outros componentes da alimentação que não são digeridos ou totalmente metabolizados são as fibras, pectinas e gomas.
As proteínas, presentes nas carnes, nas leguminosas (feijão, amendoim, ervilha, lentinha e soja), no leite e seus derivados e nas sementes (castanhas, nozes etc.), são os alimentos construtores. São necessárias para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios e vários líquidos e secreções corpóreas e preservação do sistema de defesa.
Os carboidratos e os lipídeos são os alimentos energéticos. Os carboidratos, sob a forma de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, amido, entre outras, são a maior fonte de energia para o organismo. A glicose é indispensável para manter a integridade funcional do tecido nervoso e, sob circunstâncias normais, é a única fonte de energia para o cérebro. A presença de carboidratos é necessária ao metabolismo normal das gorduras. Estão presentes no arroz, massas,
...