Letramento E Alfabetizaçao
Artigos Científicos: Letramento E Alfabetizaçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: celiaatanazio • 19/3/2015 • 1.982 Palavras (8 Páginas) • 184 Visualizações
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO
ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL – UNIDERP.
FACULDADE MUNICIPAL DE CORDEIRÓPOLIS.
CURSO DE PEDAGOGIA
MARIA APARECIDA RODRIGUES R.A: 372886
REGINA CÉLIA ATÁNAZIO R.A: 36332
“Letramento e Alfabetização”
CORDEIRÓPOLIS-SP
2013
INTRODUÇÃO
Desenvolvimento:
Etapa 1
Estar alfabetizado é...
...dominar a leitura e a escrita, é ser capaz de interpretar e problematizar de maneira critica um texto, imagens da TV, dos filmes, das publicidades, das noticias e dos jornais. Saber relacionar um conteúdo com outros, e fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano e poder ir alem do código escrito, formando opiniões a partir de uma abordagem critica reflexiva, metodológico-instrumental e expressivo-produtiva, assim aprender a operar com seus diferentes códigos, a nos expressar utilizando as múltiplas linguagens.
Evania Machado
...saber ler e escrever, compreendendo o que se lê e se escreve, saber interpretar os diferentes tipos de textos, podendo ser através de uma poesia, uma carta, um jornal, uma história em quadrinhos, propagandas, revistas, escrevendo e usando as palavras corretamente.
Maria Ap. Rodrigues
...E saber ler e escrever silaba simples e a partir do momento que os alunos estão decodificando o aluno alfabetizado, o aluno alfabetizado é aquele que consegue se comunicar utilizando à escrita.
Vanessa Teixeira
O que significa estar alfabetizado?
Significa atribuir significado e sentido as função sociais vinculada a escrita, estar alfabetizado é ser capaz de compreender diferente tipo de texto. E saber relacionar um texto com outro é ler um jornal livro um enunciado isto e muito mais, quando se é alfabetizado podem ser formadores de ideias capaz de chegar muito mais longe
REGINA CELIA
O que significa estar alfabetizado?
Estar alfabetizado é ir alem do uso dos códigos, domínio da leitura e escrita, saber interpretar o que se lê e se escreve. Ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações.
A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz.
O individuo alfabetizado consegue ler e interpretar uma bula de remédio, redigir uma simples carta, interpreta uma imagem, símbolos.
Definição dos termos:
Decodificar: Identificar e interpretar os sinais linguísticos por um receptor, sendo que na teoria da informação seria um processo em que o individuo que recebe uma mensagem traduz os sinais, em dados significativos claros e elucidatórios.
Ler: Interpretar o que esta escrito, proceder a leitura, decifrar através do reconhecimento de um determinado código (leitura de gráficos, partituras, etc.).
Escrever: comunicar por escrito, encher de letras, compor, redigir e ortografar.ajuda da professora e nem dos colegas.
Aprendizagem: Ato ou efeito de aprender, aprendizado, tempo durante o qual se aprende experiência que tem quem aprendeu aprendizado.
Conhecimento: Ato ou efeito de conhecer, noção, noticia informação, experiência, ideia.
O conto é uma narrativa breve em prosa (ou seja, uma narrativa curta.) ainda que contenha os mesmo componentes do romance (narrativa longa ).Entre suas principais características, estão a concisão (ou seja, expor ideias com poucas palavras). A precisão (rapidez e acerto). A densidade (a quantidade de informações). A unidade de efeito ou impressão total o conto precisa causar um efeito singular no leitor, muita excitação e emotividade. Um conto tem várias fases: obviamente, a primeira fase é a oral. Não é possível precisar o seu inicio: o conto se origina num tempo em que nem sequer existia a escrita. Ex: os irmãos Grimm (Jacob e wilhelm) publicaram branca de neve.
Fabula: fabula é uma narrativa alegórica, em forma de prosa ou verso, cujos personagens são geralmente animais que sustentam um diálogo, desenlace reflete e a derrota de presunçosos. Uma fabula é um conto em que as personagens falam sendo animais e que há sempre uma frase a ensinar nos alguma coisa para nós não metermos erros.Ex: A raposa e o galo.
Histórias em Quadrinhos: As historias em quadrinhos no Brasil começaram a ser publicadas no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras. O Brasil conta com grandes artistas durante a história, a influencia estrangeira sempre foi muito grande nessa área, com mercado editorial dominado pelas publicações de quadrinhos americanos, europeus e japoneses. Ex: Turma da Mônica.
Lendas: Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas, visando explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, misturando fatos reais, com imaginários ou fantasiosos, e que vão se modificando através do imaginário popular. No que se tornam conhecidas vão sendo registradas na linguagem escrita. Ex: Lobisomem e Saci-Pererê.
Poesia: A poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. Poesia é tudo que comove que sensibiliza e desperta sentimentos,
...