Lista De Exercícios De Física
Dissertações: Lista De Exercícios De Física. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LumaSantosAraujo • 11/11/2014 • 1.090 Palavras (5 Páginas) • 760 Visualizações
43. Um barco pode viajar a uma velocidade de 11 km/h em um lago em que a água está parada. Em um rio, o barco pode manter a mesma velocidade com relação à água. Se esse barco viaja no Rio São Francisco, cuja velocidade da água, em relação à margem, assume - se 0,83 m/s, qual é a sua velocidade aproximada em relação a uma árvore plantada na beira do rio quando seu movimento é no sentido da correnteza e contra a correnteza, respectivamente?
A) 14 km/h e 8 km/h.
B) 10,2 m/s e 11,8 m/s.
C) 8 km/h e 14 km/h.
D) 11,8 m/s e 10,2 m/s.
47. Um ônibus percorre em 30 minutos as ruas de um bairro, de A atpe B, como mostra a figura.
Considerando a distância entre duas ruas paralelas consecutivas igual a 100 m, analise as afirmações:
I. A velocidade vetorial média nesse percurso tem módulo 1 km/h.
II. O ônibus percorre 1.500 m entre os pontos A e B.
III. O módulo do vetor deslocamento é 500 m.
IV. A velocidade vetorial média do ônibus entre A e B tem módulo 3 km/h.
Estão corretas:
A) I e III.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I e II.
E) II III.
49. Uma partícula descreve uma circunferência de raio 20 cm percorrendo 1/6 da mesma em 8 segundos. Qual, em cm/s, o módulo do vetor velocidade média da partícula no referido intervalo de tempo?
A) 1,8
B) 2,0
C) 2,5
D) 2,8
E) 3,5
51. Uma partícula movimenta – se em uma trajetória circular de raio igual a 50 m. Em 5s, ela percorre um quarto da circunferência. Determine a sua velocidade escalar média e o módulo do vetor velocidade constante.
53. A figura a seguir representa um mapa da cidade de Vectoria o qual indica a direção das mãos do tráfego. Devido ao congestionamento, os veículos trafegam com a velocidade média de 18 km/h. Cada quadra dessa cidade mede 200 m por 200 m( do centro de uma rua ao centro de outra rua). Uma ambulância localizada em A precisa pegar um doente localizado bem no meio da quadra em B, sem andar na contramão.
A) Qual o menor tempo gasto 9 (em minutos ) no percurso de A para B?
B) Qual é o módulo do vetor velocidade média ( em km/h ) entre os pontos A e B?
55. Pardal é a denominação popular do dispositivo óptico-eletrônico utilizado para fotografar veículos que superam um determinado limite estabelecido de velocidade V.
Em um trecho retilíneo de uma estrada, um pardal é colocado formando um ângulo θ com a direção da velocidade do carro, como indica a figura a seguir.
Suponha que o pardal tenha sido calibrado para registrar velocidades superiores a V, quando o ângulo θ = 0°.
A velocidade v do veículo, que acarretará o registro da infração pelo pardal, com relação à velocidade padrão V, será de:
A) V senθ
B) V cosθ
C) V/senθ
D) V/cosθ
57. Um pequeno avião acelera, logo após a sua decolagem, em linha reta, formando um ângulo de 45° com o plano horizontal.
Sabendo que a componente horizontal de sua aceleração é de 6,0 m/s2, calcule a componente vertical da mesma.
( Considere g = 10 m/s2 )
A) 6,0 m/s2
B) 4,0 m/s2
C) 16 m/s2
D) 12,0 m/s2
E) 3,0 m/s2
59. No instante t = 0, uma partícula encontra – se no ponto A da trajetória indicada na figura e, após 2,0 s, encontra – se no ponto B. Se a velocidade apresenta módulo constante de 10 m/s, determine o módulo de aceleração vetorial média entre esses dois instantes.
61. Um carro descreve uma curva com o velocímetro apresentando sempre a mesma indicação. Esse movimento tem aceleração?
63. Um móvel desloca – se pela trajetória ABCDEF, onde AB, CD e EF são segmentos de reta e BC e DE são arcos de circunferência. Sendo constante o módulo da velocidade em todo o percurso, é correto afirmar que:
A) no movimento entre A e F a aceleração do móvel é nula
B) apenas no movimento entre A e B a aceleração é nula.
C) o movimento entre A e F é retilíneo uniforme.
D) o móvel possui aceleração não nula apenas nos trechos BC e DE
E) o movimento é variado no trecho BC.
65. A figura a seguir representa uma correia que gira ao redor de duas polias em movimento uniforme. A velocidade escalar de qualquer ponto da correia
...