Lógica, dedução e indução
Por: Milena França • 26/7/2015 • Trabalho acadêmico • 367 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
Universidade do centro oeste do Paraná
Acadêmica: Sabrina França
1ºano Serviço Social
Conceitos de Lógica, dedução e indução.
13 de Abril de 2015
"A lógica examina se as estruturas das interferências é correta ou não"; "A dedução é o argumento cuja a conclusão é inferida necessariamente de duas premissas"; "A conclusão da indução tem apenas probabilidades de ser correta".
Podemos perceber que a classificação de lógica, dedução e indução, parecem chegar sempre a mesma conclusão, talvez isso em algum momento aconteça, porém, os métodos, os caminhos usados para isso, são totalmente opostos.
A dedução a partir do momento que precisa dessas proposições para chegar a uma conclusão, se diferencia totalmente da indução, que, sem o uso das premissas, tem apenas a probabilidade de ser correta. Ao compararmos as duas, o que as diferenciam é o fato de uma ter como base as suas premissas, e a outra que parte de uma conclusão geral ou particular que tem como provar a veracidade da sua conclusão, que é o caso da dedução.
Podemos ter como exemplo:
"Todos os homens são mortais, ------> Afirmação Inicial(Premissas) Ora, Sócrates é homem, ------> Afirmação intermediaria
logo, Sócrates é mortal." ------> Conclusão
A partir do momento que saímos de um elemento geral e vamos para um elemento particular, eu tenho um método Dedutivo.
Na indução, temos um processo diferente, enquanto a dedução vai de um pensamento universal(Todos) ao particular (Sócrates); o método indutivo ao avanço, se processa do particular para o universal; Aqui, "a conclusão expressa algo que vai além daquilo que é afirmado nas premissas", aqui, as experiências particulares resulta em uma probabilidade de verdade ou não, que sustentam a sua conclusão.
Cabe a lógica analisar se as ideias dos mesmo coincidem com elementos expostos. A logica surge através das ideias analisadas de um ou mais integrante formando um conjunto, redescobrindo a sua estrutura, e avaliar a validade da conclusão.
...