MEDICINA VETERINARIA
Artigos Científicos: MEDICINA VETERINARIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alinejdmecanica • 18/11/2014 • 648 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
As características econômicas esta ligada a eficiência do sistema de reprodução e na taxa de crescimento dos mesmos, o período gestacional exerce uma influência sobre a produtividade do rebanho, porquanto ela esta associada ao peso no nascimento, se tiver problemas no parto e no pós-parto, demora-se para as vacas voltarem ao ciclo do cio, retardando o sistema de reprodução (ALENCAR et al., 1999).
Alencar et al. (1999) afirmam que o ano de nascimento dos bovinos teve influência em todas as características já estudadas, entretanto não teve características no peso de nascimento e as relações peso nascimento dos bezerros ½ Charlês. Segundo Alencar et al. (1999) as vacas cruzadas são mais pesadas geralmente e elas produzem mais leites, assim desmamando os bezerros mais pesados, observa-se também que os bezerros mais pesados durante a desmama nasceram na época de seca do ano, considerado de julho a setembro.
Analisando que as vacas maiores e as de maiores produção leiteira consomem muito mais alimentos e verificando também que vacas de maior produção leiteira consomem mais energia para manutenção, chega-se a conclusão que as vacas de maior potencial leiteiro podem não ser as mais eficientes, pelo fato de consumirem mais alimentos e energia (ALENCAR et al., 1999).
Para que possa ter uma alta produtividade no sistema de reprodução bovino, o ideal é o uso da fêmea cruzada, pois ela apresenta uma eficiência reprodutiva e uma habilidade materna superior as demais, quando se comparadas as fêmeas puras (ALENCAR et al., 1999).
Conforme Alencar et al. (1999) o cruzamento entre as raças vem sendo utilizado no Brasil para aumentar a produtividade dos rebanhos bovinos de corte, e com isso analisou que os animais cruzados são superiores quando se comparado aos zebus puros, tanto nas características reprodutivas, como no crescimento e até na habilidade materna.
Desta forma Alencar et al. (1999), verificaram “superioridade de animais cruzados Canchim x Nelore em relação aos da raça Nelore para várias características de peso.”
Alencar et al. (1999) verificam que os maiores e importantes fontes de variação foram encontrados no meio ano, mês de nascimento e do sexo do bezerro, isso relacionado a genéticos para pesos e ganho de peso de bovinos cruzados Canchim x Nelore.
Conclui-se que a localização do confinamento do animal tem grande importância no que diz respeito à lucratividade, porquanto ela será menor no estado de São Paulo e o custo do animal efetivamente será maior reduzindo assim o seu lucro operacional (ALENCAR et al., 1999).
A raça Nelore tem o maior destaque na pecuária nacional, tanto sendo utilizada na raça pura ou como em cruzamentos, pois ela se adapta facilmente ao clima tropical brasileiro e também tem uma alta fertilidade, por isso o mercado sempre exige mais desta raça (BALIEIRO, 2008).
Para melhorar a raça Nelore, busca-se selecionar melhores características econômicas agregando a produção, tais como os efeitos dos animais paternos e maternos, tais quais como os programas de melhoramento que influenciam consideravelmente nos animais, portanto deve selecionar muito bem os seus reprodutores, buscando conhecer o seu melhoramento genético tanto paterno como materno (BALIEIRO, 2008).
ALENCAR, M. M.; BARBORSA, T. R.; NOVAES, P. A. Características produtivas e reprodutivas de fêmeas da
...