Medidas de segurança ao trabalhar com amianto
Artigo: Medidas de segurança ao trabalhar com amianto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ALVARORODRIGUES • 1/10/2014 • Artigo • 246 Palavras (1 Páginas) • 426 Visualizações
O amianto é a forma fibrosa de silicatos minerais. A exposição a estas fibras ou poeira deste material ou material que o tenha em sua composição, causa prejuízos a saúde do trabalhador.
Para controle de risos e prevenção, há normas de procedimentos gerenciais e operacionais a serem implantados na empresa fornecedora e afins e treinamentos dos que manipulam tais substâncias.
O uso do anfibólio, substância da composição do amianto, é proibida, salvo se a autoridade competente autorizar seu uso considerando uma eventual impossibilidade de substituição. Para manipular este material, basta haver uma gestão de riscos coerente e eficaz. Não expondo a população consumidora a estas poeiras e fibras, o amianto poderia ter aplicações e ser trabalhado com a utlização dos equipamentos de proteção necessários sem causar danos ao trabalhador. Algumas medidas devem ser tomadas para isto, conforme segue abaixo:
Os fornecedores e distribuidores devem estar regularmente cadastradas junto ao INSS e MTE;
Antes de remover este material, o empregador deve elaborar um plano de trabalho;
Rotulagem com informações de segurança referente ao uso;
O empregador deve realizar uma avaliação ambiental a cada 6 meses, no máximo;
É proibido o trabalho de menores de 18 anos em ambientes com poeira ou fibra de amianto;
Manutenção, limpeza e guarda das roupas como responsabilidade do empregador;
O vestiário deve ser duplo para separar a roupa pessoal da roupa de trabalho;
Eliminar resíduos que contenha Amianto;
Os trabalhadores devem fazer exames mesmo depois de finalizar o contrato de trabalho, com frequência que varia em função do tempo de trabalho.
...