Moinho de aço
Tese: Moinho de aço. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnaCCF • 5/11/2014 • Tese • 2.631 Palavras (11 Páginas) • 375 Visualizações
Siderurgia
1. Alguns conceitos básicos
Mineral: para ser um mineral é necessário que seja um elemento ou coposto químico, com propriedades físicas e químicas definidas, arranjo interno definido, obtido por processos naturais, origem inorgânica, sendo homogêneo ao microscópio petrográfico. Desta forma devemos excluir da classe dos minerais substâncias como aço, cimento e vidro, já que são obtidos por processos artificiais. Devemos ainda afastar a possibilidade de considerar o petróleo, o carvão, o âmbar e os ossos de animais fossilizados ou a pérola e a própria concha onde ela é formada como minerais já que estas substâncias citadas são de origem orgânica.
Rocha: parte integrante na formação da Crosta Terrestre, natural, sólida, sendo nitidamente individualizada. É então, um agregado de minerais caracterizado pela constância, proporção, arranjo e natureza dos minerais constituintes.
Minério: associação de minerais das quais se pode extrair com proveito econômico, uma ou mais substâncias úteis, sejam metais ou compostos químicos.
Mineral-minério: é aquele mineral que é objeto de interesse econômico.
Mineral de ganga: são minerais que aparecem no minério que não são objeto de interesse econômico e que contribuem para a diluição do teor do minério no que se refere ao mineral-minério.
Impureza de minério: são substâncias que em pequenas quantidades são capazes de inutilizar o uso o minério sendo nocivos à referida substância.
Jazida: toda massa individualizada de substância mineral ou fóssil, aflorando ou existente no interior da terra, e que tenha valor econômico. A jazida pode ser de substâncias minerais metálicas, de minerais de emprego imediato na construção civil, fertilizantes, combustíveis fósseis sólidos, rochas betuminosas e pirobetuminosas, gemas de minerais ou rochas ornamentais, outros minerais industriais, águas minerais e águas subterrâneas.
Mina: é uma jazida lavrada ainda que suspensa.
Lavra: conjunto de operações coordenadas objetivando o aproveitamento industrial da jazida, desde a extração das substâncias minerais úteis que contiver até o beneficiamento das mesmas.
Tijolos refratários: tijolos feitos com uma cerâmica especial (refratária) que resiste ao aquecimento, sem sofrer alteração.
Gemas: são substâncias que por suas propriedades como a cor, brilho, dureza, raridade e pureza e ainda pelos ditames da moda, são usadas para fins de adorno pessoal e ornamental.
Pelotização: Tratamento prévio dado a alguns minérios (como no caso do minério de ferro). Consiste na moagem do minério até transformá-lo em pelotas, seguida de aquecimento para eliminar a umidade presente.
Redução: Diz-se que um elemento sofre redução quando seus átomos têm a carga diminuída para 0 (neutro) durante uma reação química.
Liga metálica: mistura sólida de dois ou mais elementos, em que a totalidade, ou pelo menos a maioria, é de elementos metálicos.
Maleabilidade: capacidade de ser transformado em lâminas.
Tenacidade: resistência ao impacto.
Ductibilidade: capacidade que um material tem de ser transformado em fios.
Dureza: resistência que um material tem de ser riscado (sulcado) por outras substâncias.
2. Minério de ferro
O ferro é um dos elementos mais abundantes na natureza, sendo obtido a partir de rochas denominadas minério de ferro.
Entre os minérios de ferro mais comuns estão a hematita (Fe2O3), a magnetita (Fe3O4), a limonita (Fe2O3 . H2O) e a siderita (FeCO3). Os sulfetos de ferro, como é o caso da pirita (FeS2) também são abundantes, no entanto, não podem ser destinados à extração e produção de ferro, pois o enxofre altera importantes propriedades do ferro e do aço.
Observe que o ferro nunca aparece puro nessas rochas, mas combinado com outros elementos químicos. Assim sendo, o aproveitamento econômico é maior quando o teor de ferro de um minério também for alto. A hematita e magnetita, por exemplo, são altamente aproveitadas porque contêm um expressivo teor de ferro: 70% e 72%, respectivamente. Já a siderita tem um aproveitamento menor, pois seu teor de ferro chega a 48%, apenas.
[FOTO DA HEMATITA]
3. Histórico do ferro
Segundo evidências arqueológicas, os primeiros a dominar as técnicas de produção do ferro a partir de seus minérios foram os hititas, povo que habitou a Ásia Menor (atual Turquia) por volta de 1500 a.C. Com o desmantelamento de seu império, os segredos foram parar na Europa, onde o uso do ferro passou a se difundir a partir de 1100 a.C., quando se iniciou a chamada Idade do Ferro.
[FOTO DO HISTÓRICO 1]
[FOTO DO HISTÓRICO 2]
4. O ferro brasileiro
O minério de ferro é o principal recurso mineral do Brasil. Conforme dados oficiais do início da década de 90, calcula-se que nossas reservas correspondam a algo em torno de 12 bilhões de toneladas. Apenas a exportação do ferro já processado por siderúrgicas contribui com aproximadamente 3,5 bilhões de dólares por ano e nossa balança comercial.
A produção anual do Brasil é da ordem de 150 milhões de toneladas, o que nos coloca entre os grande produtores mundiais.
[FOTO DOS PRINCIPAIS PRODUTORES MUNDIAIS DE MINÉRIO DE FERRO]
[FOTO DOS ESTADOS BRASILEIROS COM AS PRINCIPAIS RESERVAS DE MINÉRIO DE FERRO]
Cerca de 20% da produção mineral não-energética do Brasil consiste em minério de ferro, que contribui com 80 a 85% do valor de nossas exportações minerais. Os maiores compradores do nosso minério de ferro são a Europa Ocidental e o Japão.
5.1. Quadrilátero Ferrífero
O quadrilátero ferrífero tem 7 mil quilômetros quadrados e se situa em Minas Gerais.
[FOTO DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO]
Essa região é responsável por cerca de 75% da produção nacional de minério de ferro, e mais da metade desse minério se destina ao exterior.
Acredita-se que seu nome, adotado no final dos anos 50, seja autoria
...