Movimentos socias
Por: thomas15 • 21/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.495 Palavras (10 Páginas) • 327 Visualizações
Movimentos Sociais
Trabalho de Conclusão do Semestre 2015.1, apresentado ao Curso de Serviço Social da Faculdade Anhanguera Educacional S.A., como requisito parcial para disciplina de Movimentos Sociais cujo Orientador é Prof. Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia e tutora Presencial: Roseane Angélica Rocha de Costa Neto.
Introdução
O presente artigo tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre os movimentos sociais, conhecendo mais a respeito da construção da democracia e do papel dos mediadores nos novos movimentos sociais. Contextualizando reflexões sobre historias em quadrinhos e letras de musica, levando ao relatório final com resultados em pesquisas e informações sobre o cenário político e histórico na atualidade sobre os movimentos sociais.
Movimentos Sociais.
Destaca-se no livro texto pontos, e analise de conjuntura dos principais movimentos sociais da America Latina, segundo a autora Maria da Gloria Gohn, que apresenta com visibilidade as praticas adotadas pelos movimentos sociais, suas mudanças, então assim os movimentos sociais no Brasil como no conjunto da América Latina,trouxeram a cena política de forma majoritária, as participações das mulheres. O maior contingente da participação das mulheres foi os movimentos populares como demandatárias de reivindicação populares por melhorias, serviços e equipamento coletivo, e não como demandatàrias de direitos e igualdade entre os sexos. Foram elas que lutaram por creches, transportes, saúde entre outros. Portanto os movimentos sociais do Brasil das décadas de 70 e ao decorrem dos anos 80, foram marcados com os surgimento de inúmeras formas de movimentos e formas de organizações populares que revindicam direitos sócias tradicionais para a sobrevivência do seres humanos assim como a igualdade e liberdade, e é na qual os movimentos estão inseridos para as categorias referentes a essas organizações de formas e associativismo social no Brasil.
. Os atores sociais que protagonizam as ações coletivas na sociedade civil, as principais ações coletivas que atuam em funções de problemas sociais,econômico, culturais e ambientais publico, em direção a desigualdade social , são as redes de mobilização associativa de barrio, associações comunitárias, as entidades assistências as organizações criada por empresas a partir de políticas de responsabilidade civis e fóruns, na atualidade, o elemento novo é a formas estas lutas assumido apenas a resistência , de lutar por direitos. , o movimento em relação ao Estado em quatros momentos desse período,visa ,enfim ,entende que ,medo por meio de uma atuação em redes promove-se o empoderamento da sociedade civil no combate a exclusão social dos vários tipos de direitos humanos. Na contemporaneidade muitos coloca como horizonte, a construção de uma sociedade democrática pelas ações, e não apenas auto desenvolvimento dos movimentos sociais. Os movimentos sócios citam suas características básicas: tem uma identidade e articulam-se e fundamentam num projeto de vida e da sociedade. Nos estudos mostra uma grande mudança e ressalta sobre política de parceria do Estado, com a sociedade civil organizada na direção do foco central mesmo distinguindo as carências mas buscando com olhares que contemplam: raça ,gênero e idade etc, passam a ser privilegiado.
O tratamento das desigualdades deve ter horizonte e igualdade, é muito difícil para uma sociedade desigual como a Brasileira,a diferença reflete a diversidade de sua formas de organização política e de expressão cultural .Os dados é o formato do livro originam-se o protagonismo da sociedade civil de redes de instituições,as lutas sociais no Brasil tendo em sua historicidade em suas tendências recentes objetivos central .O processo histórico da organização é de luta da classe trabalhadora por meio dos movimentos sociais e tendo base que os movimentos sociais Brasileiros ganharam mais importância. O conceito de movimentos sociais se refere a ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embater político, dentro de uma determinada sociedade , a primeira coisa que vem a mente é a democracia e liberdade. Os movimentos sociais são de grande importância no mundo de hoje, por que cobra mudanças reivindicam transformação,mostram quando o povo não esta satisfeitos com as medidas adotadas pelos governantes, alem de cobra medidas quando necessário, no Brasil contemporâneo, vem sendo desafiadas mediantes as constantes transformações neste campo,assim as necessidades de articular diversos processos que influencia na formação na mudanças das ações coletiva ou na manutenção, o tema dos movimentos sociais e sua dimensão política estão diretamente ligados no processo de construção de um regime democrático no país pela carência de uma sociedade organizada ,politicamente pela realidade de uma sociedade civil incipiente pelo menos até a primeira metade do século xx os movimentos sociais irão apenas entra com intensidade nos debates de nossa ciência política quando eles apresentam como protagonistas nas lutas pela redemocratização.
[...] imaginem telas de um filme sendo abertas, seqüencialmente, descortinando cenários de sujeitos em movimento (...). A meta perseguida neste desfilar de cenas, cenários e paisagens é a de que se possa fazer um balanço das ações coletivas expressas em movimentos sociais que tanto podem ter caráter emancipatório e transformador, como meramente integratório e conservador (p. 08).
Neste sentido, a autora descreve os problemas detectados de acordo com as suas linhas temáticas, assim como os Movimentos e Organizações correspondentes, retratando de forma crítica as suas dinâmicas, de modo que o retrato seja o mais fiel possível. Ou melhor, de sorte a garantir que a fotografia produzida não seja apagada, borrada ou inerte, mas que não seja também colorida demais, louvatória, com tons propagandísticos (p. 08). Como objetivo final, o livro pretende fomentar o debate sobre os movimentos organizados, voltados para a transformação da realidade social, destacando a dicotomia existente entre os movimentos de emancipação e os de controle social. Contém duas partes ou divisões, sendo que, na primeira, é realizada uma análise da conjuntura na qual os movimentos estão inseridos, com destaque para as categorias analíticas referentes a essas organizações. E, na segunda, são descritas as diversas formas de associativismo, organizadas
...