O Bom Negociador
Trabalho Escolar: O Bom Negociador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hortensya • 5/9/2013 • 375 Palavras (2 Páginas) • 518 Visualizações
Para ser um bom negociador Tem que ter em mente que nos negócios há sempre uma zona de possível acordo a ser obtido pela via da negociação e estar preparado com um bom planejamento, objetivos bem determinados e flexibilizar alternativas sob controle.
A negociação esta dividida em três etapas:
1ª.- Pré Negociação- momento para o planejamento e avaliação da zona de possível acordo :
2ª.- Negociação – etapa do encontro entre os negociadores cabendo ressaltar que esta pode ser realizada à distância, via fone, internet, fax e outros meios de comunicação. Todavia ressalto que dependendo da importância estratégica do negócio é interessante buscar o fechamento em um encontro pessoal.
3ª.- Pós Negociação- não confundir com pós venda. Esta etapa do processo corresponde a verificações do que foi obtido função dos objetivos estabelecidos na pré-negociação para se agregue experiência e abra a possibilidade de acompanhamento do acordo.
A negociação será prejudicada se não houver apoio corporativo e consistente planejamento considerando as variáveis intra e extra ambiente organizacional.
Outro problema comum no Brasil são as negociações em que não é dado ao profissional o tempo necessário para se planejar consistentemente e obter total domínio do evento.
Planejar bem, criar estratégias bem definidas darão ao profissional condições de sempre insistir no acordo.
Afinal negociação é um evento de duas mãos: ambos os lados tem interesses e o acordo, por mais difícil que pareça, será sempre a melhor solução para os dois.
Podem ocorrer erros, se isto acontecer, o negociador verifica no processo que cometeu um equívoco deve imediatamente abrir o jogo e não tentar dissimular pois se assim o fizer será percebido pelo outro lado como uma fraqueza.
Na negociação uma proposta será boa na medida em que o negociador estiver operando com informação, legitimidade, tempo e poder.
Deve-se levar em conta as variáveis do encontro –que mudam conforme o tempo da negociação- e procurar entender o evento sob a perspectiva do outro.
Fechado o acordo a sessão de negociação termina mas o processo não pois terá que ser administrado o seu cumprimento.
É necessário uma criteriosa avaliação do evento considerando também que no futuro você poderá voltar a negociar com aquele outro profissional ou instituição.
Importante lembrar que fechada a negociação você a considere como uma semente a mais no crescimento da floresta de sua experiência e talento como negociador.
...