O DOCUMENTÁRIO “CONTOS DA RESISTÊNCIA"
Por: letx • 12/7/2022 • Relatório de pesquisa • 901 Palavras (4 Páginas) • 104 Visualizações
UFF- UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ESR- INSTITUTO DE CIÊNCIA DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
SCC- DEPARTAMENTO SERVIÇO SOCIAL DE CAMPOS
Disciplina: DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA.
Docente: Adriana Soares Dutra.
Discentes: Giulia Hanna Pacheco; Letícia Gomes Almeida.
DOCUMENTÁRIO “CONTOS DA RESISTÊNCIA"
- O documentário apresenta uma série de violações de direitos humanos. Cite pelo menos três, trazendo exemplos apresentados no vídeo.
O documentário dá voz a grupos que resistiram às violações de direitos humanos perpetradas pela Ditadura Militar. Que grupos foram estes e quais os tipos de resistência realizados? Cite pelo menos duas.
Como visto no documentário “Contos da Resistência”, movimentos estudantis e secundaristas que se opuseram ao regime ditatorial constituído em 1964, tiveram seus direitos violados, e, o direito da liberdade de expressão e associação às organizações políticas da época. E também foram considerados terroristas após ser sancionada o decreto da lei de segurança nacional a fim de reprimir manifestações políticas nas ruas contrárias à ditadura.
Dentre a série de violações de direitos humanos apresentados no documentário, podemos citar, a prisão, tortura, morte, censura, desaparecimentos de pessoas e etc.
Como exemplo, tem-se:
- O caso de Edson Luís, que era estudante e foi cruelmente assassinado no restaurante universitário pela polícia militar e foi dado na mídia como suícidio;
- Assim como, o que foi relatado por Gilse Consenza, estudante que foi presa por se recusar a abandonar as ações de protesto e denúncia do regime. Foi relatado que a mesma foi pendurada de cabeça para baixo (mais conhecido como pau-de-arara), levando choque elétrico nos dedos dos pés, mãos e vagina e quase sem conseguir engolir e respirar. Posto isso, a mesma ainda nesse estado, foi violentada sexualmente.
- Outro caso apresentado foi o de Marco Antonio Coelho, um ex-deputado que foi perseguido e condenado por manter a militância comunista, mesmo que na clandestinidade. Na apresentação do caso ele descreve que enquanto estava preso foi imposto que ele só poderia comer por dia uma colher de arroz e beber um copo d’água, e o mesmo passava fome e sede, ocasionando a desidratação, assim, ele chegou a perdeu cerca de 20 kg em duas semanas, levando-o a ter que beber um pouco de água num copo que tava sujo com fezes.
- Sendo válido ressaltar também o caso de Cecília Coimbra, uma militante que foi presa na época pelo “Doi Codi”, uma vez que, a mesma ajudava a esconder em sua própria casa companheiros procurados pela polícia. Sendo ela torturada e colocada nua com filhotes de jacaré sobre o seu corpo até desmaiar.
- A censura foi também uma das armas que o regime militar utilizou para calar seus opositores e impedir assim qualquer tipo de mensagem contrária a seus interesses. Como apresentado no documentário, exemplos claros dessa violação de direito se encontram presentes não só na intervenção por parte do governo para alterar o conteúdo dos filmes, teatros, matérias de jornais e/ou músicas, a censura também podia utilizar métodos mais radicais. Atearam fogo no teatro, a exibição de um filme podia ser simplesmente proibido, interditado. Músicas “que falam em liberdade” também eram proibidas, nenhum tipo de liberdade de expressão que fazia alusão a críticas ao regime militar era permitido.
Contudo, mediante a todas as violações dos direitos humanos no período de golpe militar, grupos ainda se organizavam e resistiam através de Movimentos Sociais em prol de um país Democratico de Direitos.
Podendo citar, em meio a esses Movimentos Sociais e que estão expressos no documentário o “Movimento Estudantil; Movimento Dominicano; Movimento da Diretas Já; Movimento Feminino Pela Anistia; Movimento Sindical.”. Exemplificando, temos:
- O Movimento Estudantil, que foi um movimento realizado por um grupo de estudantes e secundaristas na liberdade de se associar a organização política e se expressar através das manifestações na luta pela volta da democracia que é fortemente reprimida pelo regime militar;
- O Movimento Dominicano, foi um movimento composto pelo clero da Igreja Católica que obtinha uma posição progressista por defender os pobres e os direitos humanos na qual a conjuntura política da época reprimia e usada como justificativa para perseguição e morte de comunista;
- Movimento da Diretas Já, que nasceu de uma proposta de Emenda Constitucional pelo deputado Dante de Oliveira. Onde, tem-se uma mudança na constituição, posto que o presidente era escolhido de forma indireta, assim, passaria a ser escolhido de forma direta.
O povo vai à "Luta" em prol de escolher o presidente do país, ter direito ao voto, lutar pela redemocratização. Entretanto, a força ainda estava com o governo para impor sua vontade ao congresso, e essa proposta não obteve êxito na sua aprovação. E só 20 anos depois, através de muita luta e resistência, em 1989, que o povo consegue ter direito ao voto pelas urnas;
...