O Desafio da Inclusão Social no Cenário Atual Brasileiro e Amazônico
Por: suzannycarneiro • 8/11/2019 • Resenha • 537 Palavras (3 Páginas) • 379 Visualizações
O Desafio da Inclusão Social no cenário atual brasileiro e amazônico
Joaquina Barata Teixeira¹
O referido texto faz parte de uma coletânea de debates que tem como temática central a questão social na Amazônia, diante disto, a autora Joaquina Barata faz uma importante análise sobre esta temática ao discutir acerca da inclusão social e seus múltiplos desafios na contemporaneidade, para isto, ela faz um recorte temporal para o contexto brasileiro e regional.
O texto inicia apresentando conceitos de exclusão e inclusão social a partir das inferências de autores como Paugam ( 1996), Schnapper (1996), e Castel, que compreendem a exclusão e inclusão social partir do ponto de vista da desigualdade social e da falta de acesso aos direitos sociais. No entanto, no decorrer do texto a autora questiona os pressupostos destes autores e utiliza a teoria marxiana para interpretar esta expressão da questão social ao apresentar sua ideia central de que a exclusão social está intrinsecamente associada acumulação capitalista e a representação simbólica e concreta do trabalho neste sistema.
Desta forma, a autora afirma que a pobreza não pode ser vista de forma isolada uma vez que é no contexto da acumulação capitalista que os sujeitos são postos em pontos de extremidade, isto é, a concentração de riqueza nas mãos de poucos e a extrema pobreza para muitos. Neste sentido, o texto revela o conceito de excluídos como trabalhadores que estão fora do mercado produtivo, ou seja, com o avanço e tecnologia muitos trabalhadores perdem seus postos de trabalho, portanto, tornan-se desempregados.
Para exemplificar sinteticamente a noção de excluídos, a autora apresenta no texto as expressões da questão social vivenciada na região amazônica citando a mendicância, trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes que têm seus direitos violados de todas as formas nas grandes capitais da Amazônia e do Brasil. Diante disso, também destaca-se a exclusão social de desempregados e/ou trabalhadores do setor informal que não têm acesso aos direitos trabalhistas e submetem-se a este tipo e trabalho para manter a sobrevivência. Somando-se a estes estão os indígenas, famílias do interior do Estado do Pará, e aqueles que associados a ações criminosas.
Para combater e minimizar os impactos da questão social presente na Amazônia, autora propõe ações envolvendo políticas sociais voltadas para reforma agrária, educacional, seguridade social, cultural e outras de natureza orçamentária. No entanto, estas iniciativas não são o suficiente se não houver organização da sociedade civil pautadas na consciência de classe social.
Ao prosseguir com o diálogo, a Assistente Social Joaquina Barata enumera os principais desafios direcionado pelo Projeto ético-político a serem superados pelos profissionais dessa área, bem como, sugere diretrizes para enfrentamento desses desafios.
Ao concluir a sua concepção a autora ressalta a essência fundamental da Amazônia e ao expressar a democratização das riquezas naturais existentes nesta região e propõe a redistribuição justa para os que aqui vivem.
...