O ENVELHECIMENTO E A IMPORTÂNCIA DA CONVIVÊNCIA SOCIAL E FAMILIAR
Por: sudutra • 21/9/2020 • Trabalho acadêmico • 2.211 Palavras (9 Páginas) • 240 Visualizações
Faculdade Pitágoras de Governador Valadares/MG[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
GOVERNADOR VALADARES/ MG
2020
suely das graças dutra gomes[pic 6]
[pic 7]
O SERVIÇO SOCIAL E O DIREITO DA PESSOA IDOSA COM QUALIDADE DE VIDA
Projeto de Serviço Social na Faculdade Pitágoras de Governador Valadares/MG
Orientador: NILZA FONTANA
Governador Valadares/ MG
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 5
2 OBJETIVOS 6
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 6
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 6
3 JUSTIFICATIVA 7
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8
5 METODOLOGIA 11
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 12
REFERÊNCIAS 13
Dedico este trabalho a meus filhos: Meus maiores Incentivadores Íkaro Dutra Gomes, Yuri Dutra Gomes e Íçara Dutra Gomes, os quais são a luz da minha vida.
1. INTRODUÇÃO
A importância das pessoas idosas para a vida social e familiar e como grupos podem contribuir para salvaguardar esse direito e melhorar a vida útil e a qualidade de vida das pessoas.
A mudança na proteção social básica é a reorganização dos serviços de assistência social e o fortalecimento da coexistência de serviços. Nesse caso, é necessário que os idosos se beneficiem da coexistência de grupos e fortaleçam os serviços de contato.Com base em observações diárias sobre a população idosa, além de dados e diversos estudos existentes, pode-se concluir que essa camada populacional aumentou significativamente, o que é uma conquista para a humanidade, mas apresenta alguns desafios, principalmente em relação à saúde e assistência social. Há muita pesquisa sobre esse assunto, mas este trabalho se concentra em garantir o direito à vida social e familiar dos idosos. Portanto, a questão do envelhecimento sugere reflexão no sentido de que os funcionários do governo podem pensar e direcionar ações que atendam às necessidades desse grupo em particular. É extremamente importante discutir maneiras de contribuir para um envelhecimento saudável e acreditamos que a vida social e familiar é um dos meios para isso.Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo geral discutir e analisar o grau de importância do convívio social e familiar no processo de envelhecimento para os idosos.
Os objetivos específicos são: entender como as pessoas mais velhas analisam a qualidade de seus relacionamentos; Definir a visão que todo idoso tem sobre o envelhecimento; Entenda se os participantes seniores idosos entendem a vida social e familiar como uma lei; para garantir esse direito. As alterações que ocorrerão como resultado da alteração da ordem dos serviços.
A hipótese norteadora deste trabalho é que a falta de tais interações e interações fará com que os idosos tenham uma visão negativa do envelhecimento.Em certo sentido, esse estágio da vida trará apenas prejuízos. No entanto, deve-se considerar que a vida social e familiar não é apenas uma necessidade, é um direito que deve ser respeitado, o que certamente pode garantir a saúde física e mental do idoso e sua autonomia.
- 1 O PROBLEMA
Quais os desafios para o profissional de serviço social na defesa dos direitos da Pessoa Idosa?
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAIS OU PRIMÁRIOS
Discutir sobre o trabalho desenvolvido pelo serviço social junto a Pessoa Idosa.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
- Apresentar breve histórico sobre o Envelhecimento;
- Discutir sobre os direitos constituídos no Estatuto do Idoso e na Política Nacional do Idoso;
- Refletir sobre a contribuição do serviço social relacionada a qualidade de vida da pessoa idosa.
3. JUSTIFICATIVA
A escolha do tema decorreu a partir das observações na área do estágio há um ano no treinamento de campo na Associação Santa Luzia de Governador Valadares, onde são atendidas pessoas com deficiências físicas e com transtornos mentais.
Este trabalho é relevante, pois, contribui para o empenho em analisar a contínua expansão de nossa atividade estende o alcance e a importância do sistema de participação geral. Caros amigos, o consenso sobre a necessidade de qualificação causa impacto indireto na reavaliação do retorno esperado em longo prazo. Percebemos, cada vez mais, que o entendimento das metas propostas promove a alavancada dos recursos funcionais envolvidos. No entanto, jamais podemos esquecer que a estrutura atual da organização afeta positivamente a previsão dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência.
Esta pesquisa irá contribuir para a sociedade e para comunidade acadêmica com o consenso sobre a necessidade de qualificação talvez venha a ressaltar a relatividade das condições financeiras e administrativas exigidas. Não podemos esquecer que o aumento contínuo de qualificadas formas de atuação exige a precisão e a definição das maneiras dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições. Por conseguinte, a revolução dos costumes agrega valor ao estabelecimento do fluxo de informações. Claro que a mobilidade das constitucionais internacionais nos obriga à análise do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades, abrindo portas para uma pós-graduação.
...