A INFLUÊNCIA DO TERCEIRO TURNO NA VIDA SOCIAL, FAMILIAR E PROFISSIONAL DO TRABALHADOR
Por: jessica5252 • 5/4/2018 • Trabalho acadêmico • 4.069 Palavras (17 Páginas) • 311 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE PESSOAS
INFLUÊNCIA DO TERCEIRO TURNO NA VIDA SOCIAL, FAMILIAR E PROFISSIONAL DO TRABALHADOR.
MACAPÁ-AP
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA
BACHARELADO EM ADMINISÇÃO
GESTÃO DE PESSOAS
INFLUÊNCIA DO TERCEIRO TURNO NA VIDA SOCIAL, FAMILIAR E PROFISSIONAL DO TRABALHADOR.
JESSICA CAROLINE DOS SANTOS SALES
LARISSA BEZERRA MONTEIRO
MACAPÁ-AP
2017
JESSICA CAROLINE DOS SANTOS SALES
LARISSA BEZERRA MONTEIRO
[pic 1]
MACAPÁ-AP
AGRADECIMENTOS
A elaboração deste trabalho não seria possível sem a colaboração, estímulo e empenho de diversas pessoas. Gostaria, por este fato, de expressar toda minha gratidão e apreço a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para que esta tarefa se tornasse uma realidade. A todos quero manifestar os meus sinceros agradecimentos.
DEDICATORIA
Ao meu amigo e orientador Professor Antônio Pissuto por ter me acolhido e me ajudado em cada detalhe deste trabalho, pela oportunidade pela realização deste trabalho. Muito obrigada pelos ensinamentos que me tem transmitido e que ainda continua transmitindo.
Aos acadêmicos do grupo pelo belo trabalho em equipe, pelo esforço e dedicação.
“Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única.”
(Albert Schweitzer)
RESUMO
O trabalho é uma atividade desenvolvida pelo homem desde os primórdios dos tempos de diversas formas para produzir riquezas e atender suas necessidades. Após a revolução industrial houve um progresso nas organizações do trabalho, aumentando a procura pelo trabalho em turnos de trabalho nas diversas áreas, como, os serviços no shopping center, supermercados, restaurantes, farmácias dentre outros serviços.
Juntamente com a evolução das condições e formas de trabalho desde a revolução industrial, evoluiu a necessidade de se administrar de forma estratégica o capital humano. Desta forma, a qualidade de vida do trabalhador, tema que vem ganhando espaço na agenda de pesquisas, deve ser considerada na confecção das escalas pelos gestores, pois a saúde e a satisfação do empregado reflete na sua produtividade, nos índices de rotatividade e de acidentes no trabalho, dentre outros aspectos relevantes nas organizações.
Essa pesquisa teve como objetivo geral de analisar o impacto das mudanças constantes na escala de trabalho, sejam elas variações de turnos, dias ou apenas horas, causam na rotina do colaborador e como isso reflete, segundo a percepção deste, no seu rendimento no trabalho, no seu bem estar e na satisfação pessoal e profissional.
SUMÁRIO
- Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
- desenvolvimento
- Influência na Vida Social .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
- Influência na Vida Familiar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12
- Influência na vida profissional. . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18
- Transtorno de sono . . . . . . .. . . . . . . .. .. . . . . . . . . . . . . . . . 18
- Fadiga e acidentes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19
- Considerações finais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20
- Referencias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . 21
1. INTRODUÇÃO
O que é terceiro turno? Muitos chamam de terceirão, são o último turno de trabalho do dia. As horas exatas variam de uma empresa para outra. Trabalhar no terceiro turno tem suas vantagens e desvantagens.
Encontra-se muitos tipos de negócios que exigem o trabalho integral. Exemplo hospitais, departamentos de bombeiros e delegais, fabricas, a mídia, call centers, companhias de serviços públicos, hotéis, transportadoras e alguns restaurantes. Devido esses negócios, as companhias continuam as suas operações 24horas por dia, ocorrendo todos os dias da semana.
Em uma das vantagens é que muitos empregos pagam melhor os funcionários do terceiro turno porque esse horário é menos desejado do que o horário central. Isto pode se tornar um incentivo para que as pessoas aceitarem esses cargos. Muitas vezes, espera-se menos trabalhos desses empregados devido á atmosfera ser mais branda.
Trabalhar no terceiro turno pode enfraquecer o sistema imunológico do empregado causando diminuição de energia. É difícil para o relógio interno do corpo se acostumar com o trabalho noturno, principalmente quando o horário muda nos fins de semana ou em outros momentos. Isto pode levar a insônia e indigestão. Outros problemas de saúde podem incluir o aumento do estresse e dos níveis da pressão sanguínea.
Com essa mudanças, que, segundo a legislação brasileira (Consolidação das Leis do Trabalho, Seção IV), ele traduz o trabalho, realizado entre ás 22horas de um dia, ás 5horas do dia seguinte (Camponhole & Camponhole, 1994), criou maiores proporções e veio a tornar-se constantes na vida de milhares de famílias. Contudo essa mudança exigi comportamento e requer, tanto das organizações quanto dos trabalhadores, um ajustes significativos na realização de suas atividades.
Mediante do disposto, o grau de relevância da qualidade de vida no trabalho e os impactos que o trabalho do terceiro turno pode gerar ao trabalhador, fez-se necessário um estudo que permitisse identificar quais os fatores que influência a qualidade de vida do trabalhador na vida profissional, familiar e em seu convívio social.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 INFLUÊNCIA NA VIDA SOCIAL[pic 2]
Você sabe o que é vida social? Para a maioria dos escritores afirmam que é a vida que o ser humano desenvolve em contato com seus semelhantes em sociedade, no âmbito familiar, profissional, institucional, etc. O comportamento do indivíduo com a sociedade que ocorre através de suas relações, o contato com os amigos, travar novos relacionamentos, sentir a visão que os outros, tem da sociedade interagir com outros, fazendo com que as pessoas saibam conviver em sociedade com responsabilidade, e cumprindo os compromissos sociais a que se impôs.
...