O Madrich Perante A Kvutza
Trabalho Universitário: O Madrich Perante A Kvutza. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: annacfeldman • 16/7/2013 • 423 Palavras (2 Páginas) • 276 Visualizações
O MADRICH PERANTE KVUTZÁ
Diga sempre NÓS (todos). Nunca diga eu ou vocês. Envolva a kvutzá e não se exclua ao falar. Dirija-se ao grupo todo, mesmo referindo-se a apenas um.
Ao afirmar, explique o porquê de seu pensamento. Sem explicação, sua afirmação é mera intuição.
Não menospreze as afirmações que lhe parecem insignificantes, principalmente se emitidas por pessoas tímidas. “Quem entrou no time tem o direito de jogar, mesmo sem saber se a bola é redonda”.
Não diga diretamente NÃO CONCORDO. A arte da discussão é sadia. Discorde sem criar barreiras intransponíveis, sem emocionar e sem ferir. Utilize expressões mais amenas ao demonstrar sua contrariedade.
Quando, ao contrário, alguém concordar com o que você está afirmando, demonstre a concordância. Ela cria confiança e coesão fazendo o grupo progredir como kvutzá. A concordância é um elogio.
Utilize métodos didáticos. Muitas vezes discorde só para acender a discussão. Proponha, hipoteticamente, a afirmação contrária. Crie a dúvida, exija provas.
Numa dupla de madrichim, tente o máximo de equilíbrio: o dominador desculpa-se da dominação, alegando que ninguém queria ajudá-lo; o tímido desculpa-se dizendo que o dominador não deixou ninguém trabalhar. Ambos se completam.
Estabeleça sempre as regras. A falta de regras não significa uma maior liberdade e sim uma anarquia. O chanich não decide nada, ele apenas propõe. Cabe ao madrich selecionar jogos e horários.
Lembre-se sempre: seja espirituoso. Um sorriso permanente não significa que você é um bobalhão.
Mais importante não é o que você diz, e sim como você apresenta o fato.
Nunca discuta com ninguém quando estiver na frente de um chanich.
IMPORTANTE: nunca se esqueça que o seu merakez tem uma responsabilidade muito grande. Quando ele pedir algo, colabore, pois ele está vendo tudo de um ângulo que você não enxerga. Acate suas decisões e compreenda os seus atos. Acredite que ele está agindo certo.
Qualidades de um bom madrich:
personalidade senso de liderança
confiança saber representar bem
interesse moral muita vontade
mentalidade aberta gostar de aprender e ensinar
...