O Mel Consiste Basicamente De Diferentes açúcares, Predominantemente De Frutose E Glicose. Contém Em Menor Proporção Uma Mistura Complexa De Outros Carboidratos, Enzimas, ácidos Orgânicos, Aminoácidos, Minerais E pólen. As Determinações Usuais
Dissertações: O Mel Consiste Basicamente De Diferentes açúcares, Predominantemente De Frutose E Glicose. Contém Em Menor Proporção Uma Mistura Complexa De Outros Carboidratos, Enzimas, ácidos Orgânicos, Aminoácidos, Minerais E pólen. As Determinações Usuais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ranny27 • 1/8/2014 • 808 Palavras (4 Páginas) • 609 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O mel consiste basicamente de diferentes açúcares, predominantemente de frutose e glicose. Contém em menor proporção uma mistura complexa de outros carboidratos, enzimas, ácidos orgânicos, aminoácidos, minerais e pólen. As determinações usuais em mel incluem, entre outras, umidade, acidez total, açúcares redutores, sacarose aparente, cinzas (018/IV), sólidos insolúveis em água, hidroximetilfurfural (HMF), atividade diastásica e as diferentes reações que podem fornecer indicações.
De acordo com Silva et al. (2004 Os glicídios (poliidroxialdeído oupoliidroxicetonas) são as biomoléculas mais abundantes no planeta, tendo como funções básicas: reserva energética e estrutural, Para um entendimento completo dessas moléculas é indispensável o conhecimento de suasestruturas, suas reações e como eles são identificados nos laboratórios. O reagente de molish(solução alcoólica de α-naftol a 5%) sob a ação do ácido sulfúrico concentrada, os glicídios formam ocomposto furfural ou os seus derivados.
Se o mel é puro, o precipitado oscila entre 0,6 a 3 ml. Em mel artificial ou diluído, não se produz precipitado ou aparece apenas vestígios. Essa pesquisa não tem valor se o mel foi submetido a temperaturas elevadas.
O presente trabalho teve como objetivo realizar análises físico-químicas de méis a fim de verificar e avaliar a qualidade e aprender a forma adequada de realizar estas análises.
2. MATERIAL E METODOS
A análise de glicídeos não redutores em glicose foi realizada de acordo com as técnicas descritas pelo LANARA (LABORATÓRIO NACIONAL DE REFERÊNCIA ANIMAL, 1981).
A amostra foi preparada medindo com uma pipeta volumétrica 2 mL da solução a 20% e a transferiu para um becker de 100 mL. Adicionou-se 50 mL de água destilada e 1 mL de HCl concentrado. A solução foi deixada em banho-maria a 60 °C por 1 hora. Foi esfriada e neutralizada com solução de NaOH a 10%. A solução foi transferida quantitativamente para um balão volumétrico de 100 mL e completado o volume com água destilada, para logo em seguida ser transferida para uma bureta de 25mL e então procedeu-se do mesmo modo como na determinação dos açúcares redutores em glicose. Os cálculos foram feitos da seguinte maneira:
% glicídios totais = (100 x 100 x T) / V x P
% sacarose = (glicídios totais – glicídios redutores) x 0,95
Em que: T = concentração da solução de Fehling
V = volume em mL de solução de amostra gastos
P = massa em gramas da amostra na solução
CÁLCULO: % glicídios totais = (100 x 100 x T) / V x P
% glicídios totais = (100 x 100 x 0,05) / 17,0 x 0,4
% glicídios totais = 10.000 X 0,05 / 6.8
% glicídios totais = 73,53 %
5. RESULTADOS E DISCURSÃO
Mel in natura:
...