O PROJETO DE CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
Por: Marcelo Lima • 21/7/2022 • Projeto de pesquisa • 2.104 Palavras (9 Páginas) • 108 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
MARCELO SANTOS LIMA
PROJETO DE CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
Brasília-DF
2022
MARCELO SANTOS LIMA
PROJETO DE CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Unopar, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I.
Brasília/DF
2022
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2. DESENVOLVIMENTO..............................................................................................6
3. OBJETIVO INSTITUCIONAL 8
4. ÂMBITO INSTITUCIONAL 10
5. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 12
INTRODUÇÃO
A proposta da atividade da disciplina de estagio I, tem como objetivo apresentar e caracterizar um projeto socioinstitucional e em especifico da instituição Escola Profissional e Social do Menor de Londrina – EPESMEL. A instituição está situada na rua Angelina Ricci Vezozzo,85, parque industrias leves, Londrina-PR. À inauguração da instituição aconteceu no dia 10 de dezembro de 1976 e contou com a participação da comunidade local e autoridades estaduais e municipais. A instituição EPESMEL é administrada pelos irmãos e padres Josefinos de Murialdo. A instituição não tem finalidade econômica e lucrativa, pois é beneficente, de natureza educacional, assistencial, cultural de esporte e lazer.
Tem em sua instituição a missão de “Promover a proteção e garantia dos direitos da criança, adolescente e jovem em situação de vulnerabilidade pessoal e social através da formação cidadã e profissional segundo a pedagogia de Murialdo”, a sua visão está alicerçada na organização e redes de apoios a proteção à criança e ao adolescente, fortalecendo em vínculos de aprendizagens e formação profissional com estruturas adequadas para a clientela da criança e ao adolescente.
Serão usadas como base de apoio, sites, páginas de internet e informativos da instituição Escola Profissional e Social do Menor de Londrina – EPESMEL. Juntamente em sua visão e objetivos que serão delineados nas próximas páginas do projeto de caracterização socioinstitucional da disciplina do estágio I.
É necessário que os futuros assistentes sociais, observem em campo, os anseios das populações que ali estão inseridos em sua realidade de vida, seus anseios e desejos de fazer parte de uma sociedade com direitos e deveres e de realizar uma tarefa de vida, com foco integral em sua liberdade e justiça social no, portanto, esses pilares basilares das competências e habilidades do serviço social está explicitado no código de ética da sua profissão.
Neste sentido, o Estágio Curricular Obrigatório I se torna um desafio possível de adentrar na instituição e conhecer os programas, benefícios e outros serviços ofertadas para a população ali localizada, observar e ainda mais investigar e intervir em pontos em que os assistentes sociais em que só eles conseguem observar e analisar bem próximo de seus anseios e desejos, como também, a participação democrática em projetos que de fato acolham cada criança e adolescente sempre analisando e demonstrando o direito que cada criança e adolescente tem pautadamente no estatuto da criança e do adolescente .
DESENVOLVIMENTO
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO
A instituição selecionada foi a EPESMEL – Escola Profissional e Social do Menor de Londrina, tem sua sede na rua Angelina Ricci Vezozzo,85, Parque das Indústrias Leves, na cidade de Londrina, PR. A instituição foi fundada em 18 de maio de 1976, mas foi inaugurada em 10 de dezembro de 1976 e contou com a presença da população local e autoridades estaduais e locais. A instituição faz parte de uma das filiais do “Instituto Leonardo Murialdo”. Não tem finalidade econômica e lucrativa pois é beneficente, de natureza educacional, assistencial, cultural, de esporte e lazer.
A primeira diretoria da instituição EPESMEL – Escola Profissional e Social do Menor de Londrina foi constituída em maio de 1974,em “reunião realizada na sociedade educadora de São Francisco de Xavier, composta por Arnaldo dos Santos 1º Vice Presidente: Otair Sebastião Gonçalves 2º Vice Presidente: João Campos” No mesmo ano um grupo de homens composto por Nilo Frazão, Joaquim de Carvalho, Dr Valter Barrozo, Darci Ramires de Paula e Dr José Richa, coordenados pelo Pe Bernardo Grei e Arnaldo dos Santos, eles se reuniram primeira vez, na Casa Paroquial dos Palotinos, inconformados com a situação daqueles jovens, sentiu a necessidade de reaver e construir algo para minimizar o sofrimento daquelas crianças e adolescentes com menores chances de integração na sociedade londrinense.
Na data de 20 de junho de 1974, o prefeito de Londrina, Dr José Richa doou uma área de 10,89 hectares, localizada na BR 369, Parque das Indústrias Leves. Daí então foi iniciado a elaboração do projeto da construção da instituição.
O projeto surgiu a partir da necessidade da inclusão da criança, do adolescente e da juventude, que vinha sendo problematizado com a grande demanda do aumento populacional do ano de 1973 devido a expansão industrial, comercial e de serviços que não comportou empregos formais para todos.
.
2.2 IDENTIFICAÇÃO
A instituição EPESMEL- Escola profissional e social do menor de Londrina está voltada especificamente para o público de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoal, através de uma formação cidadã capacitada em diversas áreas profissionais, integrando em todos os seus aspectos, cognitivos, com base na pedagogia de Murialdo. A instituição foi fundada em 18 de maio de 1976, mas foi inaugurada em 10 de dezembro de 1976 e autoridades estaduais e locais. Atualmente a instituição conta com alguns polos descentralizados em algumas partes da cidade.
...