O Plano de Estágio
Por: Juliana Neves • 16/10/2023 • Trabalho acadêmico • 1.171 Palavras (5 Páginas) • 62 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL
JULIANA NEVES BATISTA MOREIRA
PLANO DE ESTÁGIO
VITÓRIA
2023
Identificação geralInstituição: SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE - SESA Departamento/Setor: Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II Cidade Endereço: BR 262, KM 0, Ed. Cristiano Tavares Collins, 1º andar. Telefone: (27) 3636 – 2673 / 3636 – 2672 E-mail: capscidade@saude.es.gov.br Data de Início do Estágio: 13/09/2023 Data Término do Estágio: 20/12/2023 Dias e Horários de Estágio: Segundas e quarta-feiras, de 8h as 12h. Carga horária Semanal: (x) 8 horas ( ) 20 horas ( ) Outra. Especificar:______________________ Dias e Horários da Supervisão no Campo: Segundas e quartas-feiras, de 8h as 12h. Dias e Horários da Supervisão Acadêmica: Terças e quintas-feiras, as 9h. Supervisor de Campo: Simone Endlich. /nº. Registro no CRESS: 2481 - 17º região. Supervisor Acadêmico: Renato Almeida de Andrade / nº. Registro no CRESS: 01672 |
- Breve identificação da Instituição Campo de estágio (descrição da instituição, objetivos da instituição, características gerais, público atendido, etc)
O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II Cidade está localizado no CRE Metropolitano, em Jardim América - Cariacica, no qual é administrado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SESA).
Trata-se de um lugar de referência e tratamento para pessoas com transtornos mentais graves e de variados quadros, severos e persistentes, por meio de demanda espontânea ou por encaminhamento via serviços de saúde. Atualmente atende-se cerca de 344 usuários, todos oriundos do município de Cariacica.
A equipe é de tipo multiprofissional, composta por assistente social, enfermeiro e técnicos de enfermagem, médico psiquiatra, psicólogo, farmacêutico e terapeuta ocupacional. Os profissionais realizam o acolhimento e uma avaliação psicossocial para continuidade do tratamento.
Durante o tratamento na unidade, são realizadas atividades e oficinas terapêuticas com o intuito de incentivar a interação com outros usuários e com a equipe, o laço afetivo e a reabilitação social. Dentre elas: Assembleia dos usuários, Fala livre, Memória, Karaoke, GAM, Práticas Corporais, Pedagogia e Jogos, Artesanato, Corpo e movimento, Caminhando pela Cidade, Bingo, festas de aniversariantes e oficinas livres.
2. Objetivos Gerais
2.1. Objetivos do Programa/Projeto que irá desenvolver.
O objetivo do Caps Cidade é realizar o tratamento e acompanhamento de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes por meio de uma equipe multidisciplinar. Sendo realizada diversas atividades culturais e terapêuticas, com o propósito de integrar o usuário e promover uma melhor qualidade de vida.
2.2. Objetivos do Serviço Social no Programa/Projeto que está inserida/o.
De acordo com os Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde (CFESS, 2010, p. 34) “o reconhecimento da questão social como objeto de intervenção profissional, demanda uma atenção profissional em uma perspectiva totalizante”. Assim, um dos objetivos do Serviço Social no CAPS é a integralidade do indivíduo usuário à sociedade como um todo, visto ser, um profissional capaz de decifrar a realidade na perspectiva de efetivação dos direitos, a partir das demandas emergentes no cotidiano, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida dos usuários, possibilitando condições que amenizem os prejuízos dos transtornos, tanto no âmbito biológico quanto psicológico e social. Ademais, sempre dialogando com a lei de regulamentação da profissão.
Portanto, as principais demandas atendidas pela assistente social no CAPS cidade são:
Orientação sobre benefícios assistenciais, como: emissão da 1ª e 2ª via do passe livre municipal ou passe livre interestadual, orientação e encaminhamento sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), CadÚnico, Auxílio Brasil - antigo bolsa família; orientação sobre a rede de serviços; visitas domiciliares e institucionais; acolhimento e/ou entrevistas individuais; avaliação socioeconômica dos usuários; facilitação do acesso dos usuários ao CRAS, CREAS, UBS e INSS; mediação do grupo de familiares; realização de palestras e oficinas com tema de interesse dos usuários, como: reinserção no mercado de trabalho, emprego e renda, violação de direitos, direitos assistentes e previdenciários etc; elaboração de relatórios; articulação com a rede de cuidado, entre outros.
2.3. Objetivos do Estágio em Serviço Social no Programa/ Projeto que está inserido.
O estágio em serviço social no CAPS tem como objetivo a observação do trabalho do assistente social na área da saúde mental. No estágio, será compreendido as demandas do profissional na instituição e, o acompanhamento das diversas atividades exercidas. Ademais, observar a conduta da assistente social diante dos atendimentos e atividades ministradas por ela.
- Metodologia a ser desenvolvida pela/o estagiária/o (Projetos e/ou atividades a serem desenvolvidas pela/o estagiária/o, instrumentos de trabalho, supervisão de estágio no campo, sistematização e pesquisa)
Atividades/Ações a serem desenvolvidas pelo estagiário (O quê?) | Objetivos de cada ação da/o estagiária/o no Nível _1__ no campo (Para quê?) | Metodologia/ instrumental a ser utilizado (Como?) | Periodicidade (Quando?) |
Acompanhar o supervisor nos atendimentos; oficinas; atividades; visitas domiciliares e institucionais. Participação da Construção de projeto terapêutico (PTS); Evolução dos prontuários após os atendimentos; Participação de reuniões de equipe; Elaboração de relatórios Participação no Grupo de Familiares. | Oa forma que a assistente social exerce a profissão em cada demanda; Analisar e contribuir para o plano terapêutico individualizado do usuário. Sistematizar e organizar informações das atividades e atendimentos, visando uma maior interação do estagiário com os usuários; Observar como funciona o trabalho de uma equipe multiprofissional; conhecer mais dos usuários e suas demandas individuais, e, também, demandas do CAPS. Leitura de bibliografia complementar para orientações técnicas do CAPS, identificando visão, objetivos, percepções e metodologias em conjunto da supervisão de campo e acadêmica. Observar e compreender as demandas dos familiares dos usuários do CAPS. | OBSERVAÇÃO - anotações no diário de campo e análise da demanda exercida. OBSERVAÇÃO - Perguntas; anotações e observações. Pranchetas; anotações a caneta; leitura e formatação no word e no sistema próprio da instituição; OBSERVAÇÃO E ESCUTA - Anotações no diário de campo; perguntas, caso necessário, observação; LEITURA - Anotações no diário de campo e observações. OBSERVAÇÃO E ESCUTA - Anotações no diário de campo e observações. | Semanalmente; Semanalmente; Semanalmente; Semanalmente; Semanalmente; mensalmente e semestralmente; Quinzenal. |
...