O RELATORIO DE ESTÁGIO SERVIÇO SOCIAL
Por: 06219141695 • 8/1/2022 • Trabalho acadêmico • 1.277 Palavras (6 Páginas) • 338 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PAULA LUIANY PACHECO SILVA
Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular Obrigatório I
PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL
ERVÁLIA - MG
[pic 3]
Ubá,
2021
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PAULA LUIANY PACHECO SILVA
Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular Obrigatório I
PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório I
Prof. Prof.LIDIANI LAKTIM
Ubá,
2021
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL NA CIDADE DE ERVÀLIA – MG
3- OBJETIVO DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL UNIDADE PÙBLICA ESTATAL DESCENTRALIZADA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ERVÀLIA – MG
4- ÂMBITO INSTITUCIONAL E AS AÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL NA UNIDADE PÚBLICA ESTATAL DESCENTRALIZADA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
5- CONSIDERAÇÕES FINAIS
6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1- INTRODUÇÃO
O processo de estágio em serviço social constitui-se como processo decorente dos requesittos básicos da formação do Serviço Social regulamentada através das resoluções do CFESS E CRESS. Trata-se de um processo de formação acadêmica supervisionado que visa propiciar ao discente conhecer a realidade profisional
Assim este trabalho tem por finalidade cumprir as exigências da disciplina em serviço social Estágio em Serviço Social I e apresenta uma análise bibliográfica sobre a Proteção Social Epecial na cidade de ERVÀLIA – MG.
O trabalho está compreendido em quatro partes distintas. Na primeira parte vamos falar da Contextualização Histórica da Proteção Social Especial de ERVÀLIA – MG, na segunda parte vamos falar do Objetivo Institucional da Proteção Especial e na terceira parte iremos falar do Âmbito Institucional e as Ações do Serviço Social na Instituição.
O presente estudo tem como objetivo geral fazer uma revisão sistemática da Proteção Social Especial, buscando conhecer seu trabalho e sua trajetória. Para o desenvolvimento do artigo foi feito pesquisas em artigos científicos da plataforma Scielo e Google Acadêmico e também em outros sites que concretiza uma avaliação não sistematizada de publicações a respeito do assunto.
2- CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA PROTEÇÃO ESPECIAL
A Proteção Social Especial está localizada na Praça Athrur Bernardes Bairro centro, na cidade de ERVÀLIA - MG, inaugurada em 2018 é uma unidade pùblica estatal descentralizada da polìtica de assistência social, sendo responsàvel pela organizaçâo e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteçâo Social Bàsica do Sistema Ùnico de Assistência Social (SUAS),nas àreas de vulnerabilidade e risco social dos municìpio.
Com isso, a Proteção Social Especial, de Ervália foi fundada em 1992 e a história da assistência social nessa instituição iniciou a partir do ano de 2000.
De acordo com a Lei 8742, 7 de Dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da Assitência Social e dá outras providências. Art. 1º A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva,que provêos mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa e da sociedade, para garantir o atendimento ás necessidades básicas.
O CREAS é um orgão estatal de abrangência municipal integrada do Sistema Único de Assistência Social que através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) tem por objetivo ofertar ações de orientação, proteção e acompanhamento ás famílias com um ou mais membros em situação de risco pessoal e social, ameaça ou violação de direitos.
Considerando a definição expressa na Lei nº 12435/211, o CREAS é a unidade pública de abrangência municipal ou regional que tem como papel constituir-se em lócus de trabalho social especializado no SUAS, fazendo-se cumprir sobre as Lei, nº 10.741/2003 do Estatuto do Idoso, Estatuto ECA Lei nº 8069/1990, Lei Maria da Penha nº 11.340/2006.
3- OBJETIVO INSTITUCIONAL DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE ERVÁLIA MG
A Proteção Social Especial oferece atenção integral e integrada a seu público-alvo nas áreas de assistência social. Para atender às outras demandas do referido público-alvo a instituição oferece atendimento interdisciplinar em áreas da saúde. Essa instituição é composta por uma coordenadora, uma assistente social, um psicólogo.Ela também oferece meios para o desenvolvimento programas de prevenção visando a autonomia do usúario.
...