O Reforço Comunitário e Boas práticas em CT
Por: LuanaMendes85 • 11/9/2023 • Trabalho acadêmico • 808 Palavras (4 Páginas) • 72 Visualizações
Pós-Graduação em Dependência Química
Disciplina – Reforço Comunitário e Boas práticas em CT
• Responda as questões abaixo de acordo com o estudado.
• Responda as perguntas neste mesmo arquivo, não crie outro arquivo para enviar as respostas.
• Envie a avaliação em formato WORD, para facilitar a correção do mesmo.
• O nome do arquivo deve ser composto pelo nome do aluno + o nº da disciplina. Ex: JOAO_DA_SILVA_D1CTS
• Os trabalhos enviados após o prazo final terão uma redução de 2 pontos.
• Caso o aluno não envie o trabalho dentro do prazo estipulado, estará sujeito a ser REPROVADO na disciplina, devendo cursá-la novamente, com os respectivos encargos administrativos.
• A pontuação será avaliada de acordo com a complexidade e a fundamentação teórica da resposta.
• Evite respostas de senso comum, opiniões infundadas e achismos, porque não serão consideradas como válidas.
• Fundamente de acordo com o estudado em aula, ou em outras referências que você tenha acessado, as afirmações que utilize nas respostas.
De acordo com o estudado na aula, expresse suas ideias e entendimento a respeito dos temas abaixo.
Escrever mínimo 10 linhas e máximo 20.
1. Semelhanças conceituais e metodológicas de Comunidades Terapêuticas e Saúde Mental.
Redes de Serviços, a Saúde Mental propõe o tratamento num ambiente onde o dependente tenha mais interação com a comunidade e com os equipamentos disponíveis, já a C.T. propõe acolhimento temporário em um ambiente livre de drogas, e com pouca ou quase nenhuma interação com o meio externo.
Desinstitucionalização, a Saúde Mental visa eliminar as consequências da vida institucionalizado, tais como violência, isolamento, miséria, falta de dignidade, dentre outras, a C.T. na maioria das existentes infelizmente os acolhidos por vezes ainda sofrem violência, privação sensorial e social.
Horizontalização das relações, a Saude Mental propõe mudanças nas relações paciente-paciente e paciente-equipe de saúde, tendo participação de ambas as partes, a C.T. apesar da ideia ser um ambiente democrático, a autoridade seria uma prerrogativa do grupo como um todo, e não apenas de um ou alguns membros da mesma.
Singularidade, a Saúde Mental trata cada doente de acordo com as suas características e necessidades pessoais, a C.T. vem avançando nessa questão da singularidade, mais ainda trata na sua maioria os indivíduos num todo.
2. O trabalho do Assistente Social na Comunidade Terapêutica.
O Assistente Social é fundamental dentro da C.T., pois, possibilita detectar questões importantes para o processo de reabilitação, e que estão ligados à família, ao meio social no qual vive ou ao próprio transtorno.
Abaixo segue a relação do trabalho do Assistente Social dentro da C.T.:
Agendar e realizar entrevistas de triagem, avaliar o candidato ao acolhimento e os devidos encaminhamentos, bem como o procedimento de acolhimento na C.T., realizar busca ativa da família, com atendimento grupal ou individual, promovendo a convivência e o fortalecimento do vínculo, indicar grupos de apoio para os familiares, promover e realizar atividades de interação e apoio à família, atender individualmente, sendo a procura espontânea do acolhido
...