TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Técnico em Enfermagem

Por:   •  7/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso: Técnico em Enfermagem

Disciplina: Noções de Farmacologia - Turma: 04

Professora:

Aluna: Alek Sara Madeira Pires Lima

Data: 08/06/2022.

Antagonismo

Os antagonistas agem como bloqueadores dos receptores, ou seja, diminuem as respostas dos neurotransmissores, presentes no organismo. O antagonismo pode diminuir ou anular o efeito do agonista.

Alguns tipos de antagonismo:

Químico: é pouco comum e consiste em duas substancias que vão se combinar em solução, como consequência, o efeito do fármaco ativo vai ser perdido, como por exemplo, temos o uso da tetraciclina com o cálcio, que não devem ser administrados juntos pelo fato do antibiótico conter agentes quelantes, e com isso se ligar ao cálcio, perdendo assim seu efeito farmacológico

Funcional: é a ação de dois agonistas sobre o mesmo sistema enzimático; cada qual produzindo efeito farmacológico diferente.

Fisiológico: é, resultando na interação entre dois fármacos que apresentam ações opostas no organismo e tendem a se anular mutuamente, como por exemplo, a histamina que vai agir sobre os receptores das células parietais da mucosa gástrica, provocando a secreção ácida e por outro lado o omeprazol que irá causar o bloqueio desse efeito através da inibição da bomba de prótons.

Metabólico: O Antagonista compete pelo mesmo sítio de ligação do Agonista e age tomando o lugar deste último no receptor celular, anulando seu efeito farmacológico

Farmacológico: se refere aos compostos químicos que se ligam a determinados receptores neurológicos, porém sem ativá-los, impedindo que os componentes que o ativariam de se ligarem.

Farmacocinético: ocorre quando o antagonista reduzir de fato a concentração do fármaco ativo no seu local de ação, como por exemplo a redução do efeito anticoagulante da varfarina, que quando administrada juntamente a um agente que acelera o seu metabolismo hepático, como o caso da fenitoina, este antagonismo pode vir a ser um problema de interação medicamentosa.

.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (200.9 Kb)   docx (411.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com