OFICINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Por: brunalemos1 • 13/9/2016 • Abstract • 610 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO
OFICINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
12 DE JULHO DE 2016
ARACAJU-SE
No dia 05 de julho de 2016 foi realizada pelos veteranos de Serviço Social uma pequena apresentação sobre o curso, contando com uma roda de conversa sobre a história dele, ministrada pela Professora Drª Vera Núbia. Os alunos do curso fizeram uma abertura falando sobre o PET_SS, Programa de Educação Tutorial de Serviço Social, e também sobre o CASSMAGA, Centro Acadêmico de Serviço Social “Maria Anízia Góes de Araújo” em seguida a Professora Drª Vera Núbia começou a falar um pouco sobre a história do curso.
Serviço Social é um curso de graduação que completa 80 anos no ano vigente, 2016, foi trazido ao Brasil através de universidades com bases religiosas, embora esteja se desligando cada vez mais de vínculos religiosos e buscando o que é garantido por lei, assegurar que os direitos das pessoas, principalmente das minorias e da maior parte da população que sofre com as desigualdades sociais que fazem parte da realidade nacional.
Infelizmente a realidade do curso consiste em poucos estudantes ingressando nele por interesse como um curso de primeira opção, pois não há tanta clareza sobre o que um assistente social faz e sua importância para a sociedade. Entretanto, felizmente os que decidem cursá-lo acabam se envolvendo cada vez mais com ele. Serviço Social é um curso que não aceita a sociedade da forma que ela está hoje, não se conforma com questões sociais como estudantes cotistas não se sentirem dignos de suas vagas por estarem numa instituição naturalmente elitizada, e defende que a educação deve ser para todos. A ideia é de que com essa inquietude, possa se fazer a diferença.
Algumas pessoas podem confundir Serviço Social com caridade, pensando que a função de um assistente social é diminuir o “sofrimento” do outro, entretanto o que interessa ao assistente social é compreender o atual cenário brasileiro e mundial, com isso ele irá buscar ajudar à sociedade de uma forma legal, fazendo com que sejam cumpridos os direitos e deveres dos cidadãos. É uma função desse profissional se importar com a atual crise que se passa no Brasil, não só econômica como também cultural. O sistema brasileiro consiste em manter uma alta concentração de renda nas mãos de uma pequena porcentagem da população brasileira, afetando principalmente duas parcelas da população: crianças-jovens e idosos. O Brasil é um país rico, porém por se espelhar em modelos econômicos altamente capitalistas acaba tendo por consequência uma alta desigualdade social, enquanto isso há um grande exemplo de país sem desigualdade social e com um ótimo índice educacional, como Cuba embora seja um país “pobre”.
A crise cultural do país é combatida com a busca pela não só desnaturalização da submissão das mulheres como também pela quebra de regras que foram impostas pela sociedade ao exemplo de que união estável deve ser apenas entre um casal heterossexual. É uma das funções do assistente social defender a mulher pelas suas conquistas e buscar a igualdade de reconhecimento perante a sociedade, não aceitar que uma mulher foi estuprada por causa das roupas que vestia. O estupro não é culpa da vítima. Além disso, também não se deve aceitar que em um país onde é legal a união estável de casais homoafetivos ainda haver um enorme preconceito que resulta em medo e vergonha para quem é homossexual.
...