ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS
Artigos Científicos: ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrianarossi • 22/10/2014 • 1.336 Palavras (6 Páginas) • 221 Visualizações
1 - INTRODUÇÃO
Esta produção de texto tem como objetivo, demonstrar o estudo baseado no Contexto Empresarial, utilizando as referências teóricas.
Onde no mesmo, serão citadas informações de suma importância, para uma melhor compreensão da disciplina em questão, abordando o conceito das funções administrativas, citando o teórico que a desenvolveu, e suas principais mudanças ao longo do tempo.
O conceito de patrimônio visto por Franco, Oliveira e Ferreira, as fontes de recursos conceituando o capital social e o capital de terceiros, a analise de mercado, definindo demanda, oferta e equilíbrio de mercado, as estruturas de mercado e a contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.
Visando adquirir com este estudo um conhecimento mais amplo e enriquecedor.
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1- CONCEITO DE FUNÇOES ADMINISTRATIVAS
É controlar o patrimônio da entidade, tanto sobre o aspecto estático (posição em dado momento) como dinâmico (representa o movimento ou as mudanças qualitativas e quantitativas dos elementos).
De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas: Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Planejamento: É a maneira pela quais pessoas e organizações relacionam-se com o futuro de forma racional. Segundo Chiavenato, o planejamento consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e, de forma racional, estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos. Com ele definimos aonde pretendemos chegar, o que deverá ser feito, de que maneira, em que sequência e produzir de forma estruturada o plano (produto do planejamento).
Organização: Refere-se à alocação, distribuição e arrumação dos recursos trazidos de fora da organização para dentro. Considerando que nem toda organização tem disponível todos os recursos que precisa para atingir seus objetivos, surge então a necessidade de trazer estes recursos para dentro da estrutura.
Direção: A direção tem como função dinamizar o processo de trabalho através da ativação das pessoas. Como que se ativa pessoas? Através de meios chamados de meios de direção. São cinco os meios básicos de dirigir pessoas: Ordem/Instrução, Comunicação, Motivação, Coordenação e liderança.
Controle: Tem como função manter o bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos. Esta função exige a medição da produção comparada a padrões de desempenhos previamente definidos e exige limites admissíveis de variação de desempenho, tomando ações corretivas, quando necessárias.
2.1.1 - Teórico que Desenvolveu
Taylor foi o primeiro a fazer uma análise completa da função administrativa, através do trabalho na fábrica, inclusive dos tempos e movimentos, estabelecendo padrões de execução. Ele treinou os operários, especializou-os de acordos com as fases do trabalho, inclusive o pessoal de supervisão e direção; instalou salas de planejamento e organizou cada unidade, dentro do conjunto.
2.1.2 - Principais Mudanças ao Longo do Tempo
As mudanças são cada vez mais rápidas e inesperadas, principalmente no campo do conhecimento e da explosão populacional. Tais mudanças impõem novas e crescentes necessidades. Onde o crescimento das organizações faz com que elas se tornem complexas e sem fronteiras.
2.2 - CONCEITO DE PATRIMÔNIO
Por Franco (1996) o patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados à entidade econômica administrativa e constitui um meio indispensável para que esta realize seus objetivos. Para alcançar esta finalidade a administração da entidade pratica atos de natureza econômica e financeira para a produção e variações para aumento ou diminuição nas riquezas patrimoniais. Franco conceitua o patrimônio como um objeto de estudo da contabilidade, e baseado nele que se exercem as funções contábeis, para alcançar suas finalidades.
Para Ribeiro (1999) o patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro. Ainda segundo Ribeiro (1999) patrimônio é composto de elementos positivos e negativos. Os bens e direitos representam o aspecto positivo patrimonial e as obrigações, o aspecto negativo. Ainda que as dívidas superem os bens e direitos, o patrimônio existe.
Já para Ferreira (2006) o patrimônio pode ser considerado do ponto de vista estático ou dinâmico:
a) estático, a Contabilidade estuda, controla, expõe e analisa os elementos que compõem o patrimônio.
b) dinâmico, a Contabilidade estuda, controla, expõe e analisa as modificações ocorridas no patrimônio, em razão das atividades desempenhadas na sua gestão.
2.3 - FONTES DE RECURSOS
2.3.1 - Capital Social
É o montante necessário para se constituir e iniciar as atividades de uma nova empresa enquanto a mesma não gera recursos suficientes para se sustentar. O valor do capital social deve ser estipulado baseado num plano de negócios elaborado pelos interessados previamente.
Ou seja, é a obrigação da empresa para com os sócios originária da entrega de recursos para a formação do capital da entidade. Corresponde ao patrimônio líquido. (PL)
Sendo este, o valor dos bens ou o dinheiro
...