Organica Solubilidade
Monografias: Organica Solubilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juninhuze • 23/8/2014 • 1.442 Palavras (6 Páginas) • 466 Visualizações
• AMOSTRA B:
Em um tubo de ensaio colocamos um pequena quantidade da amostra 2 (solido) solubilizamos em água, sendo ela insolúvel, fazendo a mesma análise com solvente NAOH temos o resultado de solubilidade positivo, passamos a etapa seguinte que era solubilizar em NaHCO3 5% (bicarbonato de sódio) concluindo que era insolúvel, sendo classificado como A2 (Ácidos orgânicos fracos: fenóis, enóis, oximas, imidas, sulfonamidas, tiofenóis com mais de cinco átomos de carbono, dicetonas, compostos nitro com hidrogênio em sulfonamidas
• AMOSTRA A:
Em um tubo de ensaio colocamos um pequena quantidade da amostra 8 não solúvel em água, solubilizamos a em NAOH 5% sendo a solúvel, após esse processo colocamos a amostra com NaHCO3 5% solubilizando classificando-a como A1 (Ácidos orgânicos fortes: ácidos carboxílicos com mais de seis átomos de carbono, fenóis com grupos eletrofílicos em posições orto e para-dicetonas.)
• AMOSTRA D:
Em um tubo de ensaio colocamos um pequena quantidade da amostra 9 (solido) não solubilizou em água, com NAOH 5% obtemos o mesmo resultado tendo duas fases, dissolvendo em HCl ocorre insolubilidade com duas fases, passamos a amostra 9 para solubilizar em H2SO4 com resultado insolúvel, tendo como classe I (Hidrocarbonetos saturados, alcanos halogenados, haletos de arila, éteres diarílicos, compostos aromáticos desativados
Obs.(: Os haletos e anidridos de ácido não foram incluídos devido à alta reatividade.)
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABviQAJ/solubilidade-compostos-organicos
http://prezi.com/gwvhhwabjesk/solubilidade-de-compostos-organicos/
A regra geral de solubilidade determina que, “Semelhante dissolve semelhante”. Essa regra diz respeito à polaridade do solvente e do soluto e explica o fato de o óleo não se dissolver em água, mas ser solúvel em gasolina.
http://www.brasilescola.com/quimica/como-as-substancias-se-dissolvem.htm
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfxh0AE/solubilidade
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
COORDENAÇÃO de engenharia química
CURSO de engenharia química
Paula bauto ito
Thais cristina guimarães alves
Vanessa corsini
solubilidade/ solubilidade de compostos orgânicos
PONTA GROSSA
2013
• INTRODUÇÃO
A solubilidade de uma substância é uma propriedade física muito importante, na qual se baseiam certos métodos de separação de misturas, de extração de produtos naturais e de recristalização de substâncias. Também é uma propriedade muito empregada nas industrias de tintas, perfumes, sabões e detergentes, açúcares e plásticos. A solubilidade depende da natureza do soluto, do solvente e da temperatura.
Para prever o comportamento de certos solutos em relação a certos solventes (à temperatura constante) é necessário se analisar as suas estruturas moleculares, ou melhor, o tipo de interação que há entre soluto e solvente.
Existem três aspectos que devem ser considerados quando se analisa a solubilidade dos compostos orgânicos em água e entre si, que são: a polaridade, as forças de atração intermolecular e o tamanho da cadeia carbônica.
De acordo com as Regras de Solubilidade, uma substância polar tende a dissolver em um solvente polar, e uma substância apolar também num solvente apolar, ou seja, semelhante dissolve semelhante. Por esse motivo as substâncias orgânicas em geral, só se dissolvem em líquidos também orgânicos, como, por exemplo, álcool, éter, benzeno, gasolina, etc. Esses líquidos recebem o nome de solventes orgânicos.
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/solubilidade-dos-compostos-organicos.html
• Grupos de Solubilidade dos Compostos Orgânicos
É conveniente distribuir os compostos orgânicos em sete grupos de solubilidade, com base em:
1. Sua solubilidade em relação à água, éter, solução aquosa de hidróxido de sódio a 5%, ácido clorídrico a 5%, ácido concentrado frio.
2. Nos elementos que eles contém além do carbono e hidrogênio.
Os grupos resultantes desta classificação são:
1. Grupo I: Compostos solúveis tanto em éter quanto em água;
2. Grupo II: Compostos solúveis em água, mas insolúveis em éter;
3. Grupo III: Compostos insolúveis em água, mas solúveis em hidróxido de sódio diluído. Este grupo ainda foi dividido em:
1. Grupo III-A: compostos solúveis em hidróxido de sódio diluído e solúveis em bicarbonato de sódio diluído;
2. Grupo III-B: compostos solúveis em hidróxido de sódio diluído e insolúveis em bicarbonato de sódio, diluído.
1. Grupo IV: Compostos insolúveis em água, mas solúveis em ácido clorídrico diluído;
2. Grupo V: Hidrocarbonetos e compostos contendo C, H e O que não sejam aqueles dos Grupos I a IV e sejam solúveis em ácido sulfúrico concentrado ("compostos indiferentes");
3. Grupo VI: Todos os compostos que não contenham N ou S e que sejam insolúveis em ácido sulfúrico concentrado;
4. Grupo VII: Compostos que contenham N ou S que não sejam aqueles dos Grupos I a IV. Muitos dos compostos deste grupo são solúveis em ácido sulfúrico concentrado.
• OBJETIVOS
Definir o grupo de solubilidade dos compostos orgânicos analisados.
• RESULTADOS E DISCUSSÕES
Inicialmente escolheu-se aleatoriamente 2 amostras líquidas e 2 amostras sólidas para efetuação da investigação da solubilidade e os grupos funcionais, as amostras escolhidas estavam identificadas com letras: Amostras A e D (líquidas), Amostras E e H (sólidas).
As amostras disponíveis eram: Anidro Ftálico, Cicloexano, Anilina, Acetado de Sódio, Ácido Benzoico, Glicerina, Metanol
...