TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ovo Dentro Do Ovo

Trabalho Universitário: Ovo Dentro Do Ovo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

Tem um pintinho dentro do meu ovo

Zoologia

Isto seria praticamente impossível. Os ovos que a gente come não são fecundados. Eles são liberados pelas galinhas sem a necessidade do macho ter relações sexuais com elas. Apenas para fins de reprodução existe o relacionamento entre galo e galinha, através da fecundação entre o óvulo e o espermatozoide.

O ovo forma-se independentemente da fecundação. Funciona de modo muito simplificado como uma menstruação da galinha. Animais selecionados geneticamente podem atingir a maturidade sexual com cinco meses de vida. Nesta idade elas começam a ovular e consequentemente a formar ovos.

A formação do ovo passa por todo um processo que se estende pelo órgão reprodutor da galinha. A formação do ovo é muito similar nas outras espécies de aves e também de animais de outras classes que também botam ovos.

Primeiro, o óvulo amadurece durante o ciclo reprodutivo. Durante este amadurecimento, o óvulo fica rico em vitelo, uma substância que funciona como nutriente de reserva, rica em proteínas e lipídeos. É a famosa gema. Aves têm bastante vitelo porque não recebem os nutrientes diretamente da mãe durante o desenvolvimento embrionário como nos mamíferos. Abaixo você vê um ovário de galinha em detalhe formando as gemas. Vários óvulos são amadurecidos ao mesmo tempo.

Neste momento ele sai do ovário e passa para o infundíbulo, é aqui onde o óvulo pode ser fecundado. Até a postura, são 60cm de caminho passando por estruturas do órgão reprodutor feminino das galinhas. Em 25 horas o ovo estará pronto.

Depois de passar pelo infundíbulo, a gema segue para uma estrutura chamada magno. Aqui o ovo recebe metade da quantidade de clara do seu conteúdo. A clara é o líquido amniótico dos ovos das galinhas e protege o embrião de choques, além de manter uma temperatura agradável dentro do ovo.

Do magno, o caminho segue para o istmo. Mais uma parte da clara é adicionada e a membrana da casca começa a ser formada. Por fim, o útero serve para dar o acabamento do ovo completando totalmente ele com a clara e na deposição de minerais que vai deixar a casca dura. Mais quinze minutos de passagem pela vagina onde o ovo recebe uma camada de cutícula que previne a entrada de microrganismos dentro dele.

É sempre bom lembrar que somente fazendas especializadas na reprodução de pintinhos para produção de ovos ou carne fazem a reprodução destes animais. Ela também pode acontecer em sítios ou chácaras onde não há o controle da reprodução entre galos e galinhas.

Para saber se o ovo está fecundado, faça uma “ovoscopia”, usando uma luz contra o ovo é possível ver se o embrião está crescendo logo no oitavo dia. Se a luz passa pelo ovo, quer dizer que ele não foi fecundado. Se houver uma sombra, tem um pinto dentro do ovo.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »