PALESTRA AGRONEGÓCIO
Trabalho Universitário: PALESTRA AGRONEGÓCIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricardoezequielp • 26/6/2014 • 425 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
No dia 21 de maio de 2014, foi promovido na Faculdade Lasalle de Estrela o evento chamado: 3º agronogócio em foco. Este foi promovido pelo curso de Agronegócio e contou com a presença de acadêmicos da instituição, profissionais do ramo da agricultura e produtores rurais de toda a região do Vale do Taquari.
O tema abordado foi " a importância do agronegócio e a problemática da sucessão nas propriedades rurais".
A palestra foi ministrada consultor em Pesquisas e Gestão Empresarial Lucildo Ahlert.
Lucildo apresentou dados sobre a importância do agronegócio, ( lavoura e pecuária), para o Vale do Taquari e para o Brasil.
Com base em pesquisas, sabe se que 82% da renda gerada no vale do Taquari, tem algum laço com o agronegócio. Já em âmbito nacional, o agronegócio faz com que o Brasil exporte mais do que importa. A exportação não é mais focada nos EUA como antigamente, e sim distribuída por todo o mundo. Tanto no Vale do Taquari, quanto no Brasil temos uma diversidade de produtos muito grande provenientes do agronegocio, porém muito pouco industrializados, o que faz com que o valor agregado dos produtos fique menor. Ex: produzimos e exportamos soja em grande quantidade, mas industrializamos o óleo de soja em pouca quantidade.
Outro assunto abordado foi a questão da profissionalização na área rural. Precisamos cada vez mais que os produtores estejam preparados técnico e tecnologicamente para o futuro. Essa questão tem impacto muito grande na sucessão familiar dentro das propriedades, pois os filhos na maioria das vezes estão preparados e tem idéias inovadoras, mas não tem oportunidade de assumir os negócios da família que geralmente estão obsoletos, ultrapassados e não chegam nem perto da produção real que a propriedade poderia ter.
Outro aspecto abordado e que influencia direto na sucessão familiar é a falta de incentivo, principalmente financeiro por parte do governo.
Estes e muitos outros quesitos fazem com que a quantidade de pessoas que atuam no meio rural caia 2% ao ano.
Temos que mudar a mentalidade das pessoas, tanto por parte do governo quanto dos propriedades rurais. Fazer com que a sucessão familiar ganhe força para cada vez mais este segmento tão importante para a economia do Brasil prospere.
Após a palestra, também houve a apresentação de uma peça teatral de um grupo de Westfália, que abordou a questão da sucessão do trabalho na área rural.
A palestra e a apresentação teatral serviram para ampliar nossos horizontes a respeito do agronegócio, geralmente não nos damos conta do quão importante que ele é para nossa economia tanto regional quanto nacional.
...