PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO VISANDO A RESTITUIÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA
Por: Odeition • 16/8/2021 • Trabalho acadêmico • 4.335 Palavras (18 Páginas) • 133 Visualizações
O EXPLOSIVO À SERVIÇO DA SOCIEDADE
Odair Jose Ferreira dos Santos - Aluno
Neliva Terezinha Tessaro - Professor
Resumo
O presente artigo tem como objetivo central, debater de maneira conceitual sobre a aplicação civil dos explosivos e sua importância para a sociedade. De modo que foi possível compreender que os explosivos são majoritariamente utilizados no âmbito civil, por indústrias de mineração e construção civil, ao passo que os benefícios para a sociedade podem ser diversos, porém, não estudados na literatura e, logo, altamente subjetivos, diretos e indiretos. A justificativa para a escolha do tema paira sobre sua contemporaneidade, além da expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. O método de pesquisa empreendido segue natureza qualitativa, com pesquisa do tipo bibliográfica.
Palavras-chave: Explosivos; mineração; construção civil; sociedade.
Abstract
This article has as main objective, discuss conceptually on civil application of explosives and their importance to society. So it was possible to understand that the explosives are mostly used in the civil context, for the mining and construction sectors, while the benefits to society may be different, however, not been studied in the literature and therefore highly subjective, direct and indirect. The rationale for the choice of subject hanging over your contemporary, beyond expectation to contribute to the academic environment. The research method undertaken following qualitative, with the bibliographical research.
Keywords: Explosives; mining; construction; society.
- INTRODUÇÃO
Uma grande parte de bens minerais que a sociedade contemporânea lança mão para sua sobrevivência, é obtida por meio da utilização de explosivos em lavras de grande parte das minas. Sendo que tal recurso também é utilizado para a construção de estadas, canais e edifícios, nas obras de engenharia, na construção civil.
Para além, existem alimentos que se encontram em abundancia para a sociedade, que não existiriam se não fossem empregados os explosivos, uma vez que os mesmos são responsáveis por obter fertilizantes e minérios metálicos, posteriormente transformados em insumos e bens duráveis. Por conta da ampla utilização dos explosivos por parte da sociedade, as últimas décadas demonstram um desenvolvimento tecnológico importante, que tem como finalidade atingir resultados como, melhoria na fragmentação de rochas, segurança no manuseio, resistência à água e menores custos por unidade de rocha desmontada.
Em vista do cenário supra exposto, desenha-se como objetivo central do presente artigo, debater de maneira conceitual sobre a importância e utilização civil dos explosivos, podendo encontrar sua usabilidade e aplicabilidade a favor da sociedade. A fim de traçar um caminho coerente para o desenvolvimento do tema, elencam-se como objetivos específicos: conceituar o panorama histórico dos explosivos e o início de seu uso civil; abordar sobre as diferenças e vantagens de combustíveis fósseis e orgânicos; e, debater sobre o papel dos explosivos e sua importância na sociedade por meio do uso civil. Sendo assim, a problemática de pesquisa a ser solucionada à finalização desse, paira sobre a questão: Qual é a aplicação do uso civil dos explosivos e quais são suas contribuições em benefício da sociedade?
O presente artigo justifica-se, pois pretende contribuir para o âmbito acadêmico oferecendo através da pesquisa em tela uma visão diferenciada acerca do tema, ampliando o material teórico, que poderá ser utilizado a fim de desenvolver estudos e pesquisas posteriores, estimular o aprofundamento sobre o tema, assuntos relacionados e demais vertentes científicas que possam originar-se a partir do interesse por este.
Sobre o método de pesquisa empreendido Lakatos e Marconi (1996, p. 15) definem que “Pesquisar não é apenas procurar a verdade; é encontrar respostas para questões propostas, utilizando métodos científicos”, através desta ótica é possível notar que a pesquisa é algo mais amplo do que se imagina em um primeiro momento.
Segundo Santos e Candeloro (2006) existem duas naturezas diferentes para uma pesquisa metodológica, são elas, qualitativa e quantitativa. Sendo assim:
“A pesquisa de natureza qualitativa é aquela que permite que o acadêmico levante dados subjetivos, bem como outros níveis de consciência da população estudada, a partir de depoimentos dos entrevistados, ou seja, informações pertinentes ao universo a ser investigado, que leve em conta a ideia de processo, de visão sistêmica, de significações e de contexto cultural. [...] A pesquisa qualitativa é a que tem o objetivo de mensurar algumas variáveis, transformando os dados alcançados em ilustrações como tabelas, quadros, gráficos ou figuras. [...] Em geral, o instrumento de levantamento de dados mais adequado a este tipo de pesquisa é o questionário, em que questões fechadas correspondem a respostas codificadas”. (SANTOS e CANDELORO, 2006, p.71-72).
Desta forma, a natureza escolhida para a criação deste trabalho é qualitativa, buscando assim, levantar todas as informações teóricas a fim de se chegar à conclusão, utilizando-se de abordagem exploratória através de pesquisa do tipo bibliográfica para colher e avaliar os dados, as pesquisas bibliográficas podem ser através de obras ou artigos científicos. (GIL, 2008).
Segundo Mayring (2004) as técnicas de análise de dados qualitativos servem como contribuição para a interpretação de questões abertas ou mesmo de textos, o que ocorrerá por meio de uma descrição objetiva, sistemática e qualitativa de seu conteúdo. O autor apresenta a metodologia de análise lexical, que possibilita a interpretação por meio da leitura adequada e dinâmica de questões abertas das enquetes, através de processos automáticos com bases na matemática ou estatística e mesmo nos textos.
Tal procedimento não é o mais rigoroso do que uma análise clássica de conteúdo, nesta modalidade o tratamento de dados é mais objetivo, porém, vale também a leitura subjetiva, uma vez que é por meio dela que será possível a comunicação da impressão, seguindo cada constatação a ser explanada.
Existem ainda outras técnicas de análises possíveis na metodologia qualitativa, segundo Soares et al. (2011) existe, por exemplo, a análise documental, que trata-se de uma técnica importante na abordagem de dados, tanto através do complemento de informações obtidas por meio de outras técnicas, quanto pelo desvelamento de tema ou problema novos.
...