PLANO DE ESTÁGIO
Por: amorim2011 • 10/11/2019 • Projeto de pesquisa • 2.567 Palavras (11 Páginas) • 252 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
Ana Lucia Amorim dos Prazeres Santos
estágio curricular SUPERVISIONADO I
PLANO DE ESTÁGIO
curso de serviço social
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Obrigatório I (5º PERÍODO)
ITU/ SP
2019
Nome do supervisor de Campo: Bruna Rafaela Cardoso PERRUD /CRESS nº:60073
Supervisor acadêmico: Maria Helena DONATTI /CRESS nº:31840
Período de realização do estágio: (06/03/2019 a 10/04/2019)
Dias e horários de estágio: (segunda a sexta das 11:00 as 17:00) HS
1. PLANO DE ESTÁGIO
1.1 IDENTIFICAÇÃO:
Nome do estagiário: Ana Lucia Amorim dos Prazeres Santos,
EAD 02162489, 5º semestre letivo. Curso :Serviço Social
Universidade Pitágoras UNOPAR:
Prefeitura Municipal de Itu – CREAS Centro de referência especializado – Setor de Serviço Social) Rua do Patrocínio nº 135
Projeto no qual o aluno será inserido para a realização do estágio:
(Proteção e assistência ao idoso, inclusão de deficiente físico e o PAEF- Serviço de proteção especializado a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, como ameaça ou violação de direitos)
Nome do supervisor de Campo: Bruna Rafaela Cardoso PERRUD /CRESS nº:60073
Supervisor acadêmico: Maria Helena DONATTI /CRESS nº:31840
Período de realização do estágio: (06/03/2019 a 10/04/2019)
Dias e horários de estágio: (segunda a sexta das 11:00 as 17:00) HS
Dias e horários reservados para a supervisão de campo: terça-feira
às 19:05 HS
- JUSTIFICATIVA:
O CREAS - Centro de referência especializado é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. A inserção do estagiário neste contexto possibilita a análise e compreensão mais próxima da realidade de formar e construir meios capazes de intervir na realidade observada e nos conhecimentos adquiridos na Universidade ao longo da trajetória profissional.
O desenvolvimento do trabalho social pelos Serviço Social do CREAS pressupõe escuta qualificada e compreensão da situação vivenciada por cada família/individuo, considerando seu contexto de vida familiar, social, histórico, econômico e cultural.
A construção de projeto de vida e de novas possibilidades de relacionamento, com superação das situações adversas vivenciadas, a perspectiva do trabalho em rede para a atenção integral e o acesso a direitos; o desenvolvimento de potencialidades; e a ressignificação de vivencia devem nortear a elaboração do Plano de Acompanhamento. Este relatório pessoal contém as observações, apresentação da instituição, missão, visão, objetivos institucionais e implícitos, caracterização da instituição. Na sequência descrevo minhas conclusões quanto á experiência vivida e, por último, são apresentados os anexos, contendo a descrição e documentação de todas as atividades desenvolvidas no estágio.
- OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL:
Objetivo do estágio é proporcionar ao estagiário uma reflexão/aprendizagem sobre o fazer profissional, evidenciando a importância de construirmos uma futura atuação profissional, voltada para uma postura ética e política, que visa a garantia do acesso aos direitos, por meio da construção de uma visão crítica e reflexiva.
Proporciona ao estudante experiências práticas que completem o seu aprendizado.
Busca do aprimoramento, permite adquirir uma atitude de trabalho sistematizado, organizado e de planejamento, a partir de objetivos e metas que devem ser trabalhadas, estimula o exercício do senso crítico ,da criatividade e da socialidade, estimula a análise do ambiente organizacional e da cultura ali desenvolvida, incentiva a observação e comunicação concisa de ideias ,bem como o uso de termos específicos da área de atuação, oferece a clareza de que as instituições possuem filosofia , diretrizes ,organização e funcionamento específicos que devem ser respeitados na prática profissional.
3.2 OBJETIVOS PEDAGÓGICOS:
- Possibilitar ao aluno a identificação do espaço de intervenção profissional;
- Possibilitar a aproximação do exercício profissional e sua importância para a população usuária do serviço social;
- Identificar as políticas sociais implantadas na instituição e sua importância para a instrumentalização do exercício profissional.
-Relacionar as expressões da questão social no município em que o aluno está inserido.
- SUPERVISÃO
4.1 SUPERVISÃO DE CAMPO:
Orientar o aluno sobre a missão e a visão da Instituição, onde atua, como é feito todo esse procedimento interno e externamente, mostrar todos os instrumentos utilizados para a intervenção e como utilizá-los na prática profissional, observação, atuação e acompanhamento do estagiário na Instituição.
...