PROJETO DE PESQUISA IDOSO
Por: REGIANERASS • 7/9/2016 • Projeto de pesquisa • 708 Palavras (3 Páginas) • 717 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA
PÓLO: CAMPINAS - UNIDADE 1
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
TURORA EaD: VIVIANE MARIA CAMACHO
CAMPINAS/SP
JUNHO/2016
[pic 2]
FACULDADE ANHANGUERA
PÓLO: CAMPINAS - UNIDADE 1
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
TURORA EaD: VIVIANE MARIA CAMACHO
Pré-Projeto de Pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade de Serviço Social Universidade Anhanguera – UNIDERP, como requisito obrigatório para o cumprimento da disciplina sob a orientação da Tutora EaD: Viviane Maria Camacho.
CAMPINAS/SP
JUNHO/2016
SUMÁRIO
- Tema................................................................................................................................4
- Justificativa......................................................................................................................5
- Problema..........................................................................................................................6
- Referências......................................................................................................................7
- Tema
A Perspectiva do Envelhecimento ativo e saudável do Idoso no Âmbito da Saúde.
Com aumento da população idosa, surgem novos desafios no âmbito da saúde, os idosos tem maior probabilidade de ser portador de várias doenças.
Observamos que os maiores desafios do processo de envelhecimento estão na elaboração e aplicação de políticas de atendimento.
O idoso é parte da sociedade e sujeito de direitos, autonomia e identidade.
.
.
- Justificativa
Através de nossas pesquisas percebemos que o envelhecimento vem ganhando espaço a cada ano que passa no campo científico.
Diante a essa realidade se faz necessário compreender os processos que possam contribuir para um envelhecimento saudável, pois nessa fase da vida acontece uma série de transformações psicológica e social, que resulta em mudanças na funcionalidade, na saúde e qualidade de vida, promoção da saúde na perspectiva do envelhecimento, conceito de saúde, prevenção de doenças, qualidade de vida na velhice e possibilidades do envelhecimento ativo.
Pois, sabe-se que promoção e prevenção da saúde é o elemento que mais compromete a qualidade de vida na terceira idade.
O sistema de saúde aponta um custo muito elevado com a saúde do idoso, com o crescimento das doenças crônicas não infecciosas, como diabetes, distúrbios cardiovasculares, articulares, respiratórios e de movimento; doenças incapacitantes, como demência, doença de Alzheimer, doença de Parkinson; além das ocorrências de depressões e de falhas cognitivas.
Analisar a dinâmica de uma população que envelhece de forma rápida em um contexto de profundas transformações sociais.
- Problema
A pessoa idosa tem papel importante na sociedade, como sujeito de direito, e que busca sua autonomia e a construção de sua identidade, e consequentemente surgem novos desafios em relação a políticas de atendimento.
Qual o perfil socioeconômico desses idosos?
Como está organizado o atendimento à população idosa?
- Referências
BRASIL. Código de ética do/a Assistente Social. Lei nº 8.662/93 de regulamentação da profissão. 9. ed. rev. e atual. [Brasília]: Conselho Federal de Serviço Social, [2011]. 60 páginas “Atualizado em 13.3.1993, com alterações introduzidas pelas Resoluções CFESS n.290/94, 293/94, 333/96 e 594/11”. Disponível em:
BRASIL. Estatuto do idoso: Lei nº 10.741, de 1° de outubro de 2003, dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2010.
...