Pano de cone
Resenha: Pano de cone. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 28/5/2014 • Resenha • 280 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
Tecido Conjutivo
Dado que o tecido conjuntivo está presente em todo o corpo, as suas doenças manifestam-se através de alterações no aparelho locomotor e noutros órgãos e sistemas.
Dado que a sua composição engloba células especializadas, que produzem vários tipos de fibras e substâncias intersticiais, o tecido conjuntivo constitui a matéria de suporte das várias estruturas orgânicas. Para além de pertencer a várias estruturas articulares, como as paredes vasculares, as camadas profundas da pele, o revestimento de vários órgãos, entre outros, o tecido conjuntivo também participa na constituição dos ossos, do tecido muscular, da cartilagem e do tecido adiposo.
Como as doenças do tecido conjuntivo, na maioria dos casos caracterizadas por um processo inflamatório e degenerativo mais ou menos difuso, têm manifestações muito diferentes e as suas repercussões podem afectar vários órgãos e sistemas, a definição dos seus sinais e sintomas é muito complexa, pois por vezes são coincidentes com os do aparelho locomotor, já que os sinais e sintomas mais evidentes - os que motivam a consulta médica -, costumam corresponder ao aparecimento de dores nas articulações ou nos músculos, embora não sejam os únicos, nem os mais graves.
Embora a origem destas doenças não seja ainda exactamente conhecida, costumam ser problemas de índole auto-imune, em que o sistema imunitário, por motivos ainda desconhecidos para a ciência, ataca os elementos do próprio tecido conjuntivo. Este capítulo é, por isso, dedicado às várias doenças do tecido conjuntivo, consoante a localização do processo, a sua evolução e as suas repercussões.
A dermatomiosite é um exemplo de doença do tecido conjuntivo caracterizada por alterações de índole inflamatória nos músculos, que perdem a sua potência e capacidade de contracção, embora em alguns casos também possa afectar a pele.
...