Parecer Auditoria
Artigo: Parecer Auditoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deconasc • 20/11/2013 • 410 Palavras (2 Páginas) • 434 Visualizações
AUDITORIA EXTERNA – PARECERES
Breve conceito – Auditoria externa é uma ramificação da contabilidade que dentre seus objetivos esta a análise das demonstrações contábeis/financeiras da empresa auditada.
Por meio das análises de tais demonstrações, das quais se pode citar: DMPL – Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; DFC – Demonstração do Fluxo de Caixa; Notas Explicativas, etc... Ao final dos trabalhos o auditor expressa sua opinião através de um parecer que pode ser exprimido de quatro formas, a saber:
Introdução:
A emissão do parecer reflete o entendimento do auditor acerca dos dados em exame, de uma forma padrão e resumida que dê, aos leitores, em geral, uma noção exata dos trabalhos que realizou e o que concluiu.
Divisão do parecer de auditoria:
O parecer do auditor, em condições normais, contém três parágrafos:
1º parágrafo: determina e referencia o propósito de trabalho do auditor e a responsabilidade por ele assumida.
2º parágrafo: determina a abrangência do trabalho de auditoria e a forma pelo qual o trabalho foi direcionado.
3º parágrafo: determina a opinião do auditor sobre o trabalho realizado.
Primeiro parágrafo:
É denominado de parágrafo de introdução, em que o auditor identifica o objeto do trabalho, no caso as demonstrações financeiras em exame que, via de regra, são comparativos de 2 anos, e a empresa à qual o auditor se refere. O modelo recomendado pela Resolução CFC nº 820, de 17/12/1997, revogado pela Resolução nº 1.203/09, contempla a seguinte redação:
(1) Examinamos os balanços patrimoniais da empresa ABC levantados em 31 de dezembro de 19XX e 19XX, e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e das origens e aplicações de recursos correspondentes aos exercícios findos naquelas datas, elaboradas sob a responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis.
Segundo parágrafo:
É determinado de parágrafo de extensão do trabalho do auditor referenciado principalmente pela obediência às normas de auditoria, codificadas pela Norma Brasileira de Contabilidade NBCT -11. O modelo recomendado pela Resolução CFC nº 820 contempla a seguinte redação:
(2) Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevância dos saldos, o volume de transações e o sistema contábil e de controles internos da entidade; (b) a constatação, com base em testes, das evidências e dos registros que suportam os valores e as afirmações contábeis divulgados; e (c) a avaliação das práticas e das estimativas contábeis mais representativas adotadas pela administração da entidade, bem como da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.
...