Participação do serviço social no ensino escolar no município de Palmares / PЕ
Pesquisas Acadêmicas: Participação do serviço social no ensino escolar no município de Palmares / PЕ. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: saara.paula • 16/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.052 Palavras (5 Páginas) • 288 Visualizações
SUMÁRIO
1- Introdução..........................................................................................................
2- Desenvolvimento..............................................................................................
3- Conclusão..........................................................................................................
4- Referências............................................................................................................
1 INTRODUÇÃO
Estamos apresentando a realidade ofertada em nosso município, sendo assim o presente portfólio baseado na educação busca expor as referencias de todo ensino escolar do município de Palmares/PE. Buscando também expor a participação do serviço social no referido ensino.
Palmares é um município que possui população aprox. de 60.481mil habitantes, sendo: 28.803 homens, 30.723 mulheres, 895 crianças acima de 1 ano e 60 crianças com menos de 1 mês. Aprox. são 42.721 pessoas alfabetizadas ate o presente momento.
2 DESENVOLVIMENTO
CENSO ESCOLAR
Existem 4 centros de educação infantil, e se divide em dois: Duas creches e dois centros de educação infantil. No ensino fundamental I e II existem 13 escolas localizadas na zona urbana.
Na zona rural, tem a disponibilidade de 31 escolas distribuídas pelos engenhos, disponibilizando assim a facilidade de educação na zona rural. Nos distritos tem a disponibilidade de 03 escolas, e os distritos são:
Santo Antônio dos Palmares= 02 escolas e Serro Azul= 01 escola.
No contexto geral existem 7.717 alunos.
De acordo com os profissionais que trabalham na educação, tem uma média de 609 docentes no total, distribuídos em creches e escolas fundamentais I e II, dentre estes, 337 são efetivos.
TOTAL DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
TOTAL DE ESCOLAS
51 ESCOLAS
MATRÍCULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Matrículas
Estudantes
1º 615
2º 643
3º 926
4º 804
5º 1.002
6º 1.083
7º 641
8º 380
9º 410
MATRÍCULAS
Matrículas
Estudantes
Em creches 287
Em pré-escolas 941
Anos iniciais 3.990
Anos finais 2.514
Ensino médio 0
EJA 737
Educação especial 0
EDUCAÇÃO
A educação é um direito consagrado pela constituição da maioria dos países, é um bem público! Nos últimos anos devido ao próprio processo de modernização do estado, a educação tem vindo a ser o bem misto.
Do nosso ponto de vista o estado deve prover a educação não obstante o privado também participar. Declaração do milênio para o desenvolvimento alcançar o ensino básico universal.
O Estado deve fazê-lo por uma questão de equidade, de igualdade, de oportunidade e justiça social. Motivações que certamente não são prioridades do privado sem abdicar totalmente da eficiência.
Escola é uma instituição onde as questões sociais se representam cotidianamente, nas relações entre alunos educadores, famílias e comunidade, a desigualdade social é produto de uma diversidade de fatores e dentre elas a falta de investimentos na educação. A escola é um espaço para formação de cidadania e preparação para profissionalização.
O direito a educação implica em qualidade dos serviços das escolas, e em especial ao usuário da escola pública para o seu pleno desenvolvimento, conforme a lei de Diretrizes e Bases. Estatuto da criança e do adolescente (lei 8.069/90).
O Serviço Social no espaço educacional
No atual contexto brasileiro, nota-se que o ensino tem se mostrado insuficiente, no que se refere à quantidade de vagas para o atendimento dos alunos, tendo-se como um dos grandes desafios à melhoria de sua qualidade.
Martins (1999) afirma que nos últimos anos, apesar do esforço, do investimento técnico pedagógico nas escolas, a incidência dos fatos revela o fracasso escolar, a violência presente no interior das escolas, demonstrada através dos reflexos das questões sociais, os quais estão cada dia mais interiorizados na realidade escolar, consequentemente dificultando o cumprimento da sua finalidade maior enquanto instituição educacional, que é a de contribuir na formação da cidadania dos brasileiros.
No livro elaborado pelo Conselho Federal de Serviço Social, o CFESS (2001), encontraram dados estatísticos, os quais revelam que cerca de 36 milhões de pessoas vivem nas cidades abaixo da linha da pobreza absoluta, e que o nosso país ocupa o último lugar nos relatórios da ONU, o qual enfoca a questão social. Tudo isso consequentemente se reflete em uma quantia de aproximadamente 60% de alunos que em determinadas regiões do Brasil, iniciam seus estudos e não chegam a concluir a 8º série do ensino fundamental.
Com a perspectiva
...