Glúten e Sedimentação das farinhas de trigo
Por: Luana Lencina Bianchin • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 545 Palavras (3 Páginas) • 609 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG
ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
MATÉRIAS PRIMAS AGROPECUÁRIAS
Relato sobre a visita ao Moinho Galopólis.
Luana Lencina Bianchin – 63703
Rio Grande, 16 de Abril de 2015.
No dia 06 de abril, por volta das 08h30min da manhã chegamos ao moinho Galapólis para a visita técnica. Primeiramente a química de alimentos Denise e moleiro Jaime nos mostrou a entrada do trigo no moinho, assim que o grão de trigo chega é feito uma coleta através de uma sonda de grãos, essa faz a avaliação de amostras de toda a carga, se as amostras passam pelo controle de qualidade os grãos são liberados para o descarregando, aonde tal vai para uma máquina de limpeza que são retiradas as impurezas como pedra, palha, terra e gravetos.
O trigo então vai para os cilos de armazenamento onde ficam até a hora da moagem, como o teor de proteína do trigo varia de tipo para tipo, então ele é separado com suas variedades certas de cada tipo de farinha que se vai produzir. Logo após, o trigo passa por um sistema de limpeza mais agressiva que remove bem as impurezas.
A produção a linha vertical do moinho tem cerca de 5 andares, a gravidade se encarrega de levar o trigo para baixo através de uma seção de máquinas de moagem onde cada uma delas moem o grão e depois o peneira, o que não foi totalmente processado é aspirado para cima aonde retorna ao ciclo novamente, com o auxílio de sistema pneumático.
Os moinhos produzem a farinha de trigo peneirando apenas a parte interna e mole do trigo chamado endosperma, isso requer que se remova o farelo, a casca dura do trigo e o germe, essa separação começa assim que a casca do trigo entra na máquina de moagem uns trituram o germe e o farelo e outros o endosperma que fica numa porção chamado sêmola ou semolina.
A sêmola moída passa por uma série de peneiras que garante a granulometria desejada, além disso, há sensores que capturam a cor da sêmola e as separa conforme a cor da farinha.
Já no laboratório de controle de qualidade são feitos vários testes como calorimetria, qualidade do glúten, alveografia e entre outros. Ao lado do laboratório há uma mini padaria, na hora da visita estava acontecendo a produção de pão doce.
Após tudo verificado no laboratório a farinha é embalada de acordo com sua destinação, ou seja, se for para produção de pão, bolachas craker ou para bolos. O moinho possui três produtos finais o farelo destinado a produção animal, o germe e a farinha.
...