Petição Inicial
Dissertações: Petição Inicial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gelinha • 30/4/2014 • 1.415 Palavras (6 Páginas) • 2.221 Visualizações
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara Civil da Comarca de Campinas, Estado (…).
À distribuir
Carlos
Nacionalidade, estado civil, profissão, portador da cédula de identidade RG, n°(...), inscrito no CPF, n° (...), residente e domiciliado (...), na Cidade de São Bernardo dos Campos, Estado de (…),representado por seu advogado abaixo assinado (procuração anexa), vem, respeitosamente perante Vossa Excelência, com fundamento no art. 247 e 402 do Código Civil Brasileiro propor.
Ação de ressarcimento de valores c.c. Indenização por danos morais e materiais
Contra
Pierre,
Nacionalidade, estado civil, artista plástico, portador da cédula de identidade RG, n° (...), inscrito no CPF (…),residente e domiciliado (...), na Cidade de Campinas, Estado de (…), pelos motivos de fato e de direito que passa a expor.
I- Fatos
O Autor contratou o Réu para pintar pessoalmente 02( duas ) telas alusivas à nova mansão campestre.
Pelo trabalho, o Réu receberia a quantia de R$ 200.000,00 ( duzentos mil reais), sendo que R$100.000,00 ( cem mil reais), lhe foram adiantados, e, que as telas deveriam ser entregues no prazo de um ano.
Decorrido o prazo combinado, o Réu entregou ao Autor às duas obras de arte, as quais foram elaboradas por Jacques, discípulo do Réu.
Sendo que o autor especificou no contrato que as obras seriam pintadas pelo Réu, devido seu renome internacional. O Autor negou- se a receber as obras, buscando o poder judiciário para ressarcimento dos valos pagos, bem como a indenização pelas perdas e danos materiais e morais.
.
Direito
o contrato celebrado entre o autor e Réu trata de obrigações personalíssima, não podendo ser executado por seu discípulo. Em razão de tais fatos o autor deve ser ressarcido pelo réu segunda a redação 247.
Dispõe o artigo 247, do Código Civil:
Incorre na obrigação de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestação a ele só imposta, ou só por ele exequível.
Além dos direitos ao ressarcimento acima especificado, o autor também tem o direito de ser indenizado pelos danos sofridos. Ao adiantar a metade do valor ao Réu o autor sofreu dano em lucros durante um ano, além de ter sido desapontado ao ver que as obras recebida não foram as combinadas.
O autor tem proteção legal conforme o regulado do artigo 402 do Código Civil.
Dispõe o Artigo 402 do código civil:
Salve as exceções expressamente previsto em lei, as perdas e danos devidas ao credor abrangem, além do que ele efetivamente perdeu, o que razoavelmente deixou de lucrar.
Diante dos fatos fica evidente que o réu será obrigado a ressarcir e indenizar o autor, por todo a espera no tempo decorrido e por tudo que deixou de lucrar, além da quantia paga devidamente atualizado.
DOS PEDIDOS
Por todo exposto requer-se à Vossa Excelência:
a) Que julgue procedente a presente ação de Ressarcimento de valores; condenando
...