Planejamento de operações comerciais
Tese: Planejamento de operações comerciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruufernandes • 1/4/2014 • Tese • 661 Palavras (3 Páginas) • 340 Visualizações
INTRODUÇÃO
O planejamento constitui a primeira função dentro do processo administrativo e é decidido no nível hierárquico mais elevado da empresa. O planejamento da ação empresarial divide-se em três níveis. São eles: Estratégico, Tático e Operacional.
O dever da organização abrange todos eles, sendo o planejamento Estratégico o mais amplo, tendo efeitos e consequências estendidos por vários anos. Já o planejamento Tático, é projetado a médio prazo, abrange cada unidade da organização traduzindo e interpretando as decisões do planejamento Estratégico, tranformando-os em planos determinados dentro da empresa. O planejamento Operacional possui curto prazo, ele envolve tarefas e atividades isoladamente. É o que se preocupa em alcançar metas, tambem é quem coloca em prática os planos táticos, dentro de cada setor da empresa, criando condições adequadas para a realização dos trabalhos diários da empresa.
O planejamento é uma ferramenta fundamental para o gestor, auxilia na execução de atividades da empresa, visando seus objetivos e o crescimento da mesma, nunca perdendo a visão do futuro.
ETAPA 1
Aula-tema: Planejamento da Ação Empresarial.
Passo 1, 2 e 3
Um plano estratégico oferece uma visão do futuro, independente do tamanhao da empresa. Para que o Planejamento Estratégico siga adiante, é necessário que ele seja levado à prática por meio de providências concretas nos níveis hierárquicos mais baixos da empresa. Veremos a seguir os tipos de planejamento apresentados por três autores entendidos do assunto.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Segundo Chiavenato: Para o autor, é o planejamento que envolve prazos mais longos, discutidos e formulados nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa. É um conjunto de tomada de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.
Segundo Thomas: Para o autor, o plano estratégico compreende os altos executivos da empresa, responsáveis pelos planos da empresa e tomadas de decisões se tratando de longo prazo, como por exemplo: seu crescimento. É tambem o nível estratégico que deve se preocupar com a sobrevivência e a eficácia da empresa.
Segundo Djalma: Para o autor, é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer o melhor rumo a ser seguido pela empresa. É de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa.
PLANEJAMENTO TÁTICO
Segundo Chiavenato: Para o autor, é o planejamento que envolve decisões sobre empreendimentos em prazos mais curtos, em áreas menos amplas e níveis mais baixos da hierarquia da empresa.
Segundo Thomas: Para o autor, o planos táticos diz respeito aos objetivos gerais e sobre as estratégias de objetivos e atividades mais específicos. Para ele, o principal plano é promover um contato eficaz entre os níveis estratégico e operacional, sendo este o maior desafio.
Segundo Djalma: Para o autor, o planejamento tático é o método administrativo que tem a função de otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Sendo
...