Pnes Inserviveis
Artigos Científicos: Pnes Inserviveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 126578 • 17/3/2015 • 557 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Atualmente com a grande quantidade de automóveis circulando em todos os lugares do mundo, o pneu faz parte do dia a dia de quem tem um automóvel.
O pneu é um item dos veículos automotores considerado um dos mais fundamentais (ARAUJO, 2005). [...] São produzidos a partir de elastômeros vulcanizados, aço, fibras e cargas. Os polímeros mais utilizados são as borrachas naturais (BN), de butadieno (BR), de estireno-butadieno (SBR), cujas concentrações variam de acordo com o fabricante e com a utilização do pneu. Pneus de caminhão representam 20% do total da frota e carros 80% (BILLITER, 1996 citado por SANTOS et al. 2003). Ele também é tido como um item de segurança do veículo, e contém em sua composição elementos químicos que no meio ambiente demoram a se decompor.
Hoje em dia, uma das preocupações é com a destinação incorreta deste resíduo, devido à sua durabilidade no meio ambiente, pelo fato do alto custo com sua disposição final de forma adequada. Tendo sensibilizado o governo, órgãos ambientais e uma pequena parcela da população.
Em consequência do aumento do consumo deste tipo de resíduos, são necessários implantações de medidas que visa à redução e a minimização dos impactos no meio ambiente e alternativas viáveis para sustentabilidade deste tipo de material. No Brasil, acumularam-se muitos resíduos sólidos, mais de cem milhões de pneus descartados por aterros, terrenos baldios, rios e lagos e quintais de residências devido ao consumismo exagerado. Existe uma imensa discrepância entre as estimativas de um órgão pertencente à própria indústria de pneumáticos, como o Associação Nacional da Indústria Pneumática (ANIP) (MOTTA, 2008).
O passivo ambiental representado por esse acúmulo imenso de detritos sólidos, cuja quantificação carece de precisão, além dos problemas ambientais, resulta em ameaça séria à saúde da população expressa em vetores de doenças, tais como: dengue, malária, leptospirose entre outras (NOHARA, 2005).
O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA), no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentada pelo Decreto no 99.274, de 6 de junho de 1990. RESOLUÇÃO No 258, DE 26 DE AGOSTO DE 1999 Art.1o.
As empresas fabricantes e as importadoras de pneumáticos ficam obrigadas a coletar e dar destinação final, ambientalmente adequada, aos pneus inservíveis existentes no território nacional, na proporção definida nesta Resolução relativamente às quantidades fabricadas e/ou importadas (CONAMA, 1999).
“Os pneus inservíveis (PI) são materiais que vem chamando a atenção de ambientalistas e da comunidade acadêmica há muito tempo...” no Brasil, o montante de pneus/ano colocados no mercado chega a 68 milhões” (BILLITER, 1996 citado por SANTOS et al. 2003). Segundo Blumenthal (1993) e Wagner & Caraballo (1997), citado por Oliveira (2007) o gerenciamento ambientalmente adequado de pneus inservíveis, busca priorizar o uso de novas tecnologias de reutilização e de reciclagem.
1.1
...