Política de estado
Projeto de pesquisa: Política de estado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariaelicegiota • 3/11/2014 • Projeto de pesquisa • 470 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
1-INTRODUÇÃO
A presença cada vez mais ativa da sociedade civil nas questões de interesse geral torna a publicização fundamental. As políticas públicas tratam de recursos públicos diretamente ou através de renúncia fiscal (isenções), ou de regular relações que envolvem interesses públicos. Elas se realizam num campo extremamente contraditório onde se entrecruzam interesses e visões de mundo conflitantes e onde os limites entre público e privado são de difícil demarcação.
A presença das políticas públicas na vida das sociedades contemporâneas é fato crescente e incontestável. De certa maneira, cada qual a seu modo, às vezes mais, às vezes menos organizados, todos os cidadãos nessas sociedades são atores, beneficiários e usuários de alguma política pública, ou estão pelo menos interessados em alguma política pública.
Nosso trabalho tem como objetivo principal uma abordagem sucinta mas ao mesmo tempo clara sobre a formulação de uma política publica.
1.1-Quadro síntese com as definições de políticas publicas
1.1.1-Conceito
Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico. As políticas públicas correspondem a direitos assegurados constitucionalmente ou que se afirmam graças ao reconhecimento por parte da sociedade e/ou pelos poderes públicos enquanto novos direitos das pessoas, comunidades, coisas ou outros bens materiais ou imateriais.
As políticas públicas traduzem, no seu processo de elaboração e implantação e, sobretudo, em seus resultados, formas de exercício do poder político, envolvendo a distribuição e redistribuição de poder, o papel do conflito social nos processos de decisão, a repartição de custos e benefícios sociais.
1.1.2-Objetivos
Os objetivos das políticas têm uma referência valorativa e exprimem as opções e visões de mundo daqueles que controlam o poder, mesmo que, para sua legitimação, necessitem contemplar certos interesses de segmentos sociais dominados.
As políticas publicas objetivam responder as demandas, principalmente dos setores marginalizados da sociedade,considerados como vulneráveis.Essas demandas são designadas e interpretadas por aqueles que ocupam o poder, mas influenciadas por uma agenda que se cria na sociedade civil através da pressão e mobilização social. Visam ampliar e efetivar direitos de cidadania, também gestados nas lutas sociais e que passam a ser reconhecidos institucionalmente. Outras políticas objetivam promover o desenvolvimento, criando alternativas de geração de emprego e renda como forma compensatória dos ajustes criados por outras políticas de cunho mais estratégico.
1.2-Estudo de caso
O amadurecimento da sociedade democrática brasileira faz com que o Estado seja cada vez mais questionado no desempenho de suas funções, bem como na efetividade de suas ações para mudar a realidade socioeconômica
...