Porque várias Engenharias?
Dissertações: Porque várias Engenharias?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: geysa_13 • 19/10/2013 • 652 Palavras (3 Páginas) • 1.714 Visualizações
Escola de Engenharias e Ciências Exatas
Engenharia Civil – 1º Período - UNB
Campus Mossoró
Grupo: Alan Madson Silva Valente
Francisco Jeferson de Castro
Geysa Monteiro dos S. de Souza
Leandro Martins da Silva
Tamara Carla Lima da Costa
Porque Várias Engenharias?
Maio/2012
Mossoró/RN
A primeira engenharia e sua descendência
A palavra Engenharia derivou-se de engenheiro que se referia no século XVI a alguém que trabalha ou construí um engenho uma palavra vinda do latim "ingenium" que significa "génio" o qual, denomina indivíduos com capacidade extraordinária de solucionar problemas e inventar.É essa a natureza da engenharia que éa “arte de projetar e construir...”; “ciência de construir”.
Assim entende-se que a primeira invenção do homem é uma engenharia. Ao tomar como exemplo osengenhos, “estabelecimento agrícola destinado à cultura de cana e à fabricação do açúcar e do álcool”, da época colonial percebemos a capacidade dos indivíduos da época de buscar formas de produzir mais e com menos tempo. É uma necessidade nata e dom do homem inserido no seu tempo a criação, invenção para facilitar sua vida e solucionar problemas.
Porém, é sabido que a engenharia de hoje é definida como “a ciência e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.”
Porque várias engenharias?
Dentre as atribuições e atividades dos engenheiros estão relacionadascompetências legais para realizar empreendimentos que visem ao aproveitamento e a utilização de recursos naturais para a concretização de inúmeras atividades. E elas são muitas.
Se considerarmos os possíveis campos de atuação da engenharia, logo perceberemos que eles são por demais amplos para que uma só pessoa possa dominar, com excelência, a tecnologia, o embasamento científico específico, as técnicas de cálculo e as experiências vinculadas a todas as suas múltiplas atividades. Para termos uma idéia dessa complexidade, basta lembrar que não só questões técnicas, mas também questões sociais, ecológicas, econômicas e tantas outras fazem parte do trabalho dos engenheiros ou são afetadas direta ou indiretamente por suas atividades. Tudo isso influencia, de uma forma ou de outra, o funcionamento da sociedade.
Não é difícil relacionar responsabilidades que caracterizam a abrangência da ação desse profissional. Ê competência dos engenheiros, por exemplo, projetar, executar, administrar, verificar, fiscalizar, pesquisar... trabalhos onde estão relacionadas algumas implicações técnicas de cada empreendimento.
Empreendimentos
...