Portfólio em Grupo
Por: Allanivalentim • 18/11/2019 • Trabalho acadêmico • 2.251 Palavras (10 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL conectado
SERVIÇO SOCIAL
ALLANI CHRISTINE DIAS BALTHAR
Daiana Félix Apolinário
Danielle Campos de Paiva
JOSIE DA SILVA TAVARES DE CASTRO
Karla Pereira Lage
Maria da Assunção Curado Santos
Simoni Nunes da Costa Cabral Ferreira
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL, A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE UM NOVO SIGNIFICADO DO SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
[pic 3]
CABO FRIO – RJ
2019
allani christine dias balthar
Daiana Félix Apolinário
Danielle Campos de Paiva
JOSIE DA SILVA TAVARES DE CASTRO
Karla Pereira Lage
Maria da Assunção Curado Santos
Simoni Nunes da Costa Cabral Ferreira
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL, A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE UM NOVO SIGNIFICADO DO SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Portfólio apresentado ao Curso Serviço Social da Universidade Pitágoras UNOPAR, para as disciplinas de: Fundamentos das Políticas Sociais e Políticas Sociais; Comunicação na Prática do Assistente Social; Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III; Administração e Planejamento em Serviço Social; Ética Profissional em Serviço Social e Seminário Interdisciplinar V.
Prfofessores (as): Amanda Boza, Patrícia Campos, Maria Angela Santini, Rosane Aparecida Belieiro Malvezzi e Paulo Sérgio Aragão.
CABO FRIO – RJ
2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO.........................................................................................4
3. CONCLUSÃO......................................................................................................7
4. REFERÊNCIA......................................................................................................8
3
1. INTRODUÇÃO
No Brasil, ao longo do processo de evolução da Assistência Social, a história sempre esteve relacionada ao viés da filantropia e da caridade, com a forte presença da igreja católica, do aspecto religioso, como embasamento para ações e medidas voltadas à população.
A situação de pobreza e miséria tiveram um processo de crescimento à medida que o próprio sistema capitalista se metamorfoseava e evoluía em suas estratégias, gerando mais problemas à maioria da população mundial. O fortalecimento do capitalismo acirrou e dividiu o mundo em classes sociais, com uma grande parcela da população pobre vivendo a escassez e miséria, e uma pequena minoria, extremamente rica.
Como estratégia de manutenção e sobrevivência, o próprio sistema capitalista, no sentido de amenizar e evitar um colapso social e da própria evolução da sociedade, na busca por dignidade humana, por direitos e em prol de uma vida mais digna para todos, emerge a assistência social, se destacando como auxiliar e promotor na emancipação das pessoas, na garantia por cidadania e promoção dos direitos sociais, mediante políticas públicas, com viés social.
Ao longo dos séculos, verificamos um processo de evolução da própria sociedade, ampliando e emplementando medidas, e também estratégias fundamentais para o enfrentamento da Questão Social, na sociedade em que vivemos, sob a ordem capitalista.
4
2. DESENVOLVIMENTO
As políticas sociais são ações governamentais adotadas para garantir proteção contra os riscos sociais e promover o bem-estar da população. São as políticas sociais que asseguram ao cidadão o exercício de sua cidadania. É de responsabilidade do Estado, o enfrentamento das questões sociais por meio da implementação de estruturas físicas para a população ter acesso aos seus direitos.
Segundo Kernkamp e Pereira (2013) esses autores definem políticas públicas como estruturas que garantem o acesso aos direitos sociais consagrados na Constituição brasileira de 1988, em seu artigo 6º, as construções, os equipamentos, a equipe de trabalhadores, benefícios, entre outros.
De acordo com Höfling (2001), as políticas sociais são entendidas como o “Estado em ação”, é o Estado implantando um projeto de governo através de programas, de ações voltadas para setores específicos da sociedade. Políticas sociais seriam aquelas voltadas à redistribuição de benefícios à sociedade, com o objetivo de diminuir as desigualdades na sociedade. Podemos apontar como políticas sociais àquelas voltadas à sociedade, às que garantiriam justiça social e cidadania, como educação, saúde, previdência, habitação, saneamento básico, entre outras.
Elas existem porque há uma parcela da população que não consegui alcançar, por sua própria conta, o mínimo necessário para sobreviver e para a sua formação como cidadão. Estamos abordando aqueles que não tem condições de prover o acesso a educação, a saúde, habitação, entre outros, fundamentais a uma condição digna de sobrevivência, como ser humano. A responsabilidade pela implementação das políticas sociais, tradicionalmente, sempre foi atribuída ao Estado, chamado de Estado do Bem Estar Social.
Na América Latina, bem como no Brasil, a mudança de perfil do Estado, de Wellfare State para Estado Mínimo, fruto de mudanças e transformações
no sistema capitalista, influenciaram numa nova política, de retração das políticas públicas. À partir de então, o Estado adota uma postura de subsidiário do mercado
5
capitalista, no qual uma grande parte dos serviços sociais passa a ser privatizada (saúde, educação e previdência, p.ex.) atendendo aos anseios do mercado, e não da população.
...