Preparacao Do Complexo De Cobalto
Artigo: Preparacao Do Complexo De Cobalto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: milinhaa • 20/3/2014 • 1.016 Palavras (5 Páginas) • 1.235 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
1.1 Informações Gerais
A química de coordenação esta ganhando espaço crescente no campo da química supramolecular. Tal tendência deve-se às características favoráveis dos compostos de coordenação, como a ocorrência de várias geometrias e números de coordenação, à possibilidade de se obter supermoléculas por meio de reações de automontagem e à capacidade dos complexos de se regenerarem espontaneamente, aliada às propriedades redox, catalíticas e fotoquímicas dos mesmos.
1.2 Cobalto
O metal cobalto ocorre na natureza associado ao níquel, arsênio e enxofre. Os minerais mais importantes são CoAs2 (esmaltita) e CoAsS (cobaltita). É um metal duro, branco-azulado e dissolve-se em ácidos minerais diluídos. Os estados de oxidação mais importantes são +2 e +3. O íon [Co(H2O)6] 2+ é estável em solução, mas a adição de outros ligantes facilita a oxidação a Co3+. Por outro lado, o íon [Co(H2O)6] 3+ é um agente oxidante forte oxidando H2O a oxigênio e sendo reduzido a Co2+. Contudo, ligantes contendo átomos de nitrogênio (como NH3 e etilenodiamina = NH2CH2CH2NH2) estabilizam o estado de oxidação +3 em solução aquosa.
1.3 Complexo [Co(NH3)4CO3]NO3
As reações de formação de complexos ocorrem pela substituição de moléculas de água por outros ligantes (moléculas neutras: NH3, etilenodiamina, etc. ou ânions: Cl-, OH-, etc.) presentes na solução, seguida geralmente pela oxidação do íon Co2+. Há uma reação inicial de substituição das moléculas de água e a seguir, o complexo formado é oxidado pelo oxigênio do ar ou então pela ação da água oxigenada (H2O2). A partir desse composto, por meio de diversos processos, pode ser feita a obtenção do complexo [Co(NH3)5Cl]Cl2
2 OBJETIVO
Compostos de coordenação de Cobalto(III) são cineticamente inertes e se submetem a uma troca de ligantes consideravelmente lenta. Em contraste. Os composto de Cobalto(II) são lábeis e são submetidos às reações de forma rápida. Nesta pática, o objetivo é realizar a síntese do complexo [Co(NH3)4CO3]NO3 envolvendo a oxidação de Co(II) de um sal correspondente em presença de ligantes desejados, neste caso NH3.
3 MATERIAIS E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1 Materiais Utilizados
01 Béquer de 250 mL;
01 Béquer de 100 mL;
01 Proveta de 25 mL;
01 Bastão de vidro;
03 Vidros de relógio;
Bomba à vácuo;
Capela de exaustão;
Chapa aquecedora;
Dessecador;
Funil de Büchner;
Banho de gelo;
Kitassato;
Mangueira;
Papel filtro;
Pinça metálica;
Pisseta com água destilada;
Etanol;
Carbonato de Amônio (NH4)2CO3;
Nitrato de Cobalto Co(NO3)2;
Solução de H2O2 30%.
3.2 Procedimento Experimental
A. Dissolver 10 g de (NH4)2CO3 em 30 mL de H2O e adicionar 30 mL de uma solução concentrada de NH3 mantendo o sistema sob agitação.
B. Dissolver 7,5 g de Co(NO3)2.6H2O em 15 Ml de H2O.
C. Adicionar a primeira solução à segunda.
D. À solução resultante, adicionar lentamente 4 mL de uma solução 30% de H2O2.
E. Aquecer esta nova solução, até que seu volume se reduza de 40 a 50 mL, controlando a temperatura para evitar ebulição.
F. Durante o processo de evaporação, acrescente pouco a pouco 5 g de (NH4)2CO3.
G. Filtrar a solução resultante à pressão reduzida e ainda quente.
H. Após o filtrado resfriar em temperatura ambiente, colocar em banho de gelo e deixar por uma hora.
I. Filtrar à pressão reduzida os cristais formados.
J. Lavar o composto primeiramente com alguns mLs de água, com moderação pois o composto é solúvel em água, lavando-o depois em igual quantidade de etanol.
K. Calcular o rendimento obtido.
4 DISCUSSÃO E RESULTADO
4.1 Reações Ocorridas
A. A síntese do [Co(NH3)4CO3]NO3 a partir da equação não balanceada:
Co(NO3)2(aq) + NH3(aq) +
...